Bertioga terá Guarda Municipal armada neste semestre

3 de março de 2016

Bertioga terá Guarda Municipal armada neste semestre

O processo para o armamento da Guarda Civil Municipal (GCM) está em fase final. Entre os próximos dias 08 e 10 e dia 14, a última turma de GCMs estará participando das aulas teóricas e práticas do curso de Capacitação e Armamento de Tiro, que será realizada na sala anexa à Secretaria de Educação, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro), das 8h às 17 horas. Bertioga será a segunda cidade da região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados. A primeira é Praia Grande.

O curso tem duração de 13 dias, sendo quatro aulas teóricas no Município, e as práticas no estande de tiros, em Santos. Atualmente, Bertioga conta com 87 agentes efetivos. Desse total, 66% estão aptos para uso e porte de arma de fogo

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania, coronel PM Eduardo Silveira Bello, o curso é a última fase para a assinatura do convênio com a Polícia Federal, que visa emitir os portes e a entrega das armas de fogo aos guardas. A previsão do secretário é que todo o processo para o armamento da GCM seja concluído até o final de abril. A previsão primeira era fevereiro deste ano, mas em função da temporada e Carnaval houve atraso no processo.

Há dois anos, Bertioga vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação em 2013, com o objetivo de promover uma reciclagem e iniciar o treinamento, que possibilitará o armamento da corporação.

Na qualificação, os guardas tiveram aulas sobre noções de Direito Penal, Lei de Entorpecente, uso de cassetete e algema, defesa pessoal, funções e atribuições da GCMl e das polícias Civil e Militar, ética, postura, condicionamento físico, entre outros. Eles também passaram por avaliação psicológica para saber se estavam habilitados a usar arma.