Bertioga terá sistema de monitoramento por câmeras

22 de dezembro de 2017

Bertioga terá sistema de monitoramento por câmeras

Comunidade poderá contribuir ligando câmeras de vigilância de empresas ao sistema do Município

Bertioga deu um importante passo para a criação de um sistema de monitoramento por câmeras. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania, acaba de lançar dois editais. Um deles para a contratação de empresa responsável pela instalação e gerenciamento da Central de Monitoramento de Trânsito (CMT). Outro edital dá a oportunidade de empresas ligarem seus equipamentos ao sistema do Município, contribuindo para o monitoramento e segurança da Cidade.

O Sistema
O CMT vai monitorar 24 horas por dia, com cerca de 30 câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos da Cidade. Os equipamentos, de resolução HDTV, terão capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captarão imagens nítidas, com ajuste automático de brilho e contraste, se adaptando à iluminação do ambiente. As câmeras ainda podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do centro de monitoramento.

Central - Na central de monitoramento, de 50 m², as imagens serão exibidas aos controladores em monitores de LED de 55 polegadas, que podem mostrar até 16 câmeras simultaneamente em tempo real, identificando localização, data e hora de cada câmera. A gravação das imagens será em alta definição. As câmeras poderão ser acessadas a qualquer instante por entes públicos como a Guarda Civil Municipal, por meio de link na internet. A empresa fica obrigada a armazenar as imagens por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.

O local para instalação da CMT será cedido pela Diretoria de Trânsito do Município, que destacará dez funcionários responsáveis pelas operações. A empresa vencedora da licitação será responsável por treinar os profissionais para o trabalho e dar suporte e manutenção de todos os equipamentos do sistema, de mobiliário a computadores.

Fiscalização – Placas de veículos furtados e roubados podem ser identificadas assim que entrarem na Cidade, já que um aplicativo de análise registra dados nas imagens, como marca, modelo e placa.

Sem falhas - Caso ocorra perda de comunicação com a CMT, as câmeras deverão armazenar localmente todas as imagens e enviá-las à central, após o restabelecimento da comunicação. Os operadores na central terão a possibilidade de capturar imagem específica, além de ter acesso dos vídeos gravados durante as 24 horas anteriores. Quando iniciada uma ocorrência, serão classificadas e acompanhadas até o término, inserindo informações sobre o andamento.

Empresas podem ligar câmeras ao sistema da Prefeitura
Estão abertas, até 30 de dezembro, as inscrições para empresas que tenham interesse em doar imagens em Nuvem para o monitoramento e segurança do Município, ligando ao sistema de câmeras de segurança direcionadas para as vias públicas. O objetivo é otimizar a prestação do serviço, reduzindo gastos, e aumentando a eficiência e segurança por meio da participação da comunidade.

A doação deverá ser formalizada em processo administrativo. Dúvidas, esclarecimento e inscrições poderão ser feitas por meio eletrônico, no e-mail licitacao.bertioga@gmail.com, ou pessoalmente na Prefeitura do Município de Bertioga, situada na Rua Luiz Pereira de Campos, nº 901, Centro, mediante o envio/entrega dos seguintes documentos, conforme edital de Chamamento Público nº 07/2017:

Ficha de inscrição
Proposta de doação
Documentos apresentados pelo doador e solicitados pela Comissão de Processamento das Doações
Documento fiscal dos bens ofertados
Análise do órgão ou unidade de interesse
Análise jurídica
Despacho autorizatório
Termo de Doação
Cópias das publicações do despacho e do extrato de referido termo no Boletim Oficial do Município.

ÁREA DE MONITORAMENTO DE VIAS PÚBLICAS
· Rodovia Rio Santos cruzamento com av. 19 de maio, segue pela Av. 19 de maio até a Av Tomé de Souza.
· Cruzamento da av. Anchieta com Av. 19 de maio, segue pela av. Anchieta até Av. Vicente de Carvalho, no desvio à esquerda seguindo pela Av. Vicente de Carvalho até Av. Tomé de Souza, deflete a esquerda seguindo pela Av. Tome de Souza até Av. 19 de Maio.

EQUIPAMENTOS FIXOS DE MONITORAMENTO DE TRÁFEGO
Rua Eng. José Sánchez Ferrari (Jardim Vicente de Carvalho)
Rua Manoel Gajo (Jardim Vicente de Carvalho)
Avenida 19 DE MAIO (Jardim Vicente de Carvalho)