Bertioga vai receber reforço de 211 policiais para Operação Verão

10 de novembro de 2015

Bertioga vai receber reforço de 211 policiais para Operação Verão

Bertioga chega a receber 500 mil pessoas durante a temporada de verão. Isso porque, a Cidade é uma  das mais procuradas, na região, pelos turistas.  Visando reforçar a segurança nesse período, o Município está se preparando para a Operação Verão, com a expectativa de receber 211 homens para reforçar o policiamento, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Combate a Incêndio, Guarda-vidas e policias Rodoviária e Civil.  O reforço virá da capital e do interior paulista.

O policiamento começa a chegar no dia 05 de dezembro e permanecerá até 15 de fevereiro do ano que vem. A Policia Militar, no Município, conta com um efetivo de 86 policiais, que será reforçado com mais 152 homens. Para o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR) serão mais 20 homens, além de 12 bombeiros para o Grupamento de Incêndio (GI); 15 homens para a Polícia Civil e 12 para a Polícia Rodoviária.

Para o prefeito de Bertioga, o reforço no policiamento do Município será muito importante para manter a ordem e a segurança dos munícipes e turistas que visitam a Cidade. “Temos que nos preparar para oferecer o melhor para todos. É nessa época do ano, que o Município tem um aumento significativo da população flutuante e circulante. Acredito que cada um desses policiais será uma pedra importante em nosso alicerce para construir uma Cidade cada vez mais segura”, disse.

Já o secretário de Segurança e Cidadania comenta que com os investimentos na orla da praia e canal, a Cidade está mais atrativa e com certeza vai receber um número considerável de turistas. “Com a Cidade cheia, nossa responsabilidade aumenta. É necessário que as forças de segurança se preparem para oferecer o melhor e dar a sensação de segurança para todos”, frisou.

O contingente do reforço policial virá da Escola de Soldados de São Paulo e permanecerá na Cidade até o término do Carnaval. De acordo com o gestor do convênio da Operação Verão, que é diretor da Defesa Civil de Bertioga, o efetivo ficará hospedado nas instalações do prédio público municipal da antiga Colônia de Férias da Prodesan, no bairro Indaiá.

Serão investidos, aproximadamente R$ 500 mil reais na operação, que serão gastos com manutenção, alimentação e infraestrutura.

PPDC

A Operação Verão 2015/2016 em Bertioga também estará focada, atentamente para o aumento de fortes chuvas, que nessa época do ano acontece com certa frequência, por períodos curtos, porém, com grande volume, fato que pode proporcionar transtornos às comunidades.

Para isso, a Defesa Civil do Município está participando de oficinas, com a intenção de operar o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). A última oficina aconteceu no dia 26, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), em Santos, realizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, com apoio do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e instituto Geológico (IG).

O evento antecede a temporada de chuvas, realizando treinamentos para capacitação e especialização dos agentes de Defesa Civil, atuantes nas cidades das regiões, onde operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).