Bom desempenho no ‘Município Verde Azul’ garante retroescavadeira para Bertioga

2 de setembro de 2015

Bom desempenho no ‘Município Verde Azul’ garante retroescavadeira para Bertioga

Os serviços de manutenção e limpeza das ruas acabam de ganhar um importante reforço. Nesta segunda-feira (31), o prefeito de Bertioga recebeu uma máquina retroescavadeira, equipada com pá carregadeira, com verba proveniente do Governo do Estado. O equipamento foi conquistado graças ao bom desempenho de Bertioga no Programa Município Verde Azul,’ em 2013.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, a máquina só foi entregue agora, por conta da burocracia, e será utilizada pela Secretaria de Serviços Urbanos, visando dar mais qualidade para os serviços da pasta. “Bertioga vem efetivando rigorosamente as diretivas da Certificação Município Verde Azul e, receber um equipamento como este, pode ser considerado um prêmio para a Prefeitura, pela boa gestão nos quesitos ambientais”, afirma a secretária.

Além de reforçar o trabalho de manutenção das ruas, o equipamento também será utilizado para serviços de terraplenagem, escavações, manutenção e adensamento de canais. “Estamos muito contentes em receber esse importante equipamento, que vai reforçar ainda mais os serviços de limpeza urbana no Município”, disse o prefeito.

A retroescavadeira é equipada com pá carregadeira, pneus traseiros e dianteiros e tração e direção nas quatro rodas. Além disso, o novo equipamento possui cabine fechada com ar condicionado e caçamba.

Município Verde Azul
A verba para aquisição do equipamento foi concedida para as 50 primeiras cidades do ranking 2013 da certificação Município Verde Azul. Bertioga ficou em 29º lugar na classificação do programa, que tem como objetivo certificar municípios com bom desempenho em 10 diretivas nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidades sustentáveis, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Bertioga já foi certificada seis vezes consecutivas como Município Verde Azul e torna exemplo de gestão ambiental para o estado de São Paulo, obtendo prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual.