Bonecos gigantes animam o Carnaval em Bertioga

14 de fevereiro de 2015

Bonecos gigantes animam o Carnaval em Bertioga

Os tradicionais bonecos gigantes de São Luiz do Paraitinga vão animar o Carnaval na Cidade. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizou uma oficina com cerca de 20 artesãos da Cidade, coordenada por um dos maiores carnavalescos de São Luiz do Paraitinga, Benito Campos. A cidade do Vale do Paraíba tem tradição no desfile dos bonecos gigantes.

Foram confeccionados cinco bonecões, de aproximadamente dois metros de altura, com a ajuda de cerca de 20 artesãos. São o malandro, o palhaço, a nega maluca, o timbalada e o Duarte, conhecido comerciante de Bertioga já falecido.

O corpo dos bonecões tem uma estrutura de ferro, recoberta com espuma. A cabeça também tem uma base de ferro, recoberta com fita adesiva. As feições são esculpidas em espuma, que depois recebe uma pintura que não estraga, mesmo com chuva. O corpo do boneco pesa cerca de 10 quilos e uma abertura permite a quem está carregando ver toda a folia.

A ideia, para os próximos carnavais, é criar uma identidade com a Cidade, incorporando personagens locais e criando a tradição dos desfiles dos blocos de rua com a participação dos bonecões gigantes.