‘Caminhos da Escola’ transporta estudantes para atividades fora da sala de aula

17 de agosto de 2020

‘Caminhos da Escola’ transporta estudantes para atividades fora da sala de aula

O programa ‘Caminhos da Escola’, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Educação, em 10 meses já levou quase oito mil alunos da rede municipal de ensino para diversas atividades extraclasse.

São passeios para participação de estudantes no projeto Barco Escola – Arca do Saber e no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, ambos da Prefeitura de Bertioga; para o Aquário de Santos; Acqua Mundo, em Guarujá; Museu do Café, em Santos; Cinema; além de possibilitar a participação de estudantes em competições esportivas.

Isso foi possível graças à aquisição, por parte da Prefeitura de Bertioga, de 12 microônibus, sendo 10 deles com capacidade para 25 lugares, e um espaço para cadeirante; e dois com espaço para seis cadeirantes. A compra foi realizada no início deste ano, por meio de uma modalidade de licitação conhecida como ata de registro de preços, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação.

Um veículo atende exclusivamente os estudantes que moram no bairro Caiubura e foram remanejados para unidades escolares do Centro, em virtude da suspensão das atividades na Emeif do bairro, que atualmente passa por reforma. Outros dois microônibus são utilizados para o transporte dos alunos atendidos no Centro de Educação Especializado (CEE).

De acordo com o secretário de Educação, Ivan de Carvalho, as atividades extraclasse são importantes instrumentos pedagógicos, uma vez que os professores encontram inúmeras possibilidades de aprendizado fora da escola. “São passeios culturais e pedagógicos que tornam o aprendizado mais divertido e mais duradouro”.

Oito motoristas, funcionários da Prefeitura de Bertioga, realizaram curso de transporte escolar para estarem aptos a conduzir os microônibus. O curso foi realizado na Defensa Cursos Especiais, uma das três empresas indicadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran), na Baixada Santista, para a capacitação de profissionais que trabalham com o transporte escolar. Além dos documentos pessoais, outra exigência é a apresentação de certidão negativa criminal. Os motoristas ainda realizaram exame psicopedagógico e receberam orientações sobre a segurança no transporte de crianças.