Campanha ‘Fique Sabendo’ realiza ações preventivas contra Aids a partir de sexta (25)

23 de novembro de 2016

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Bertioga, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, estará participando, a partir desta sexta-feira (25), até 01 de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids, das ações de prevenção e testagens de HIV e sífilis – Campanha Estadual Fique Sabendo 2016. Os testes serão realizados apenas nas dependências do CTA (Rua Jorge Ferreira, 60 – Centro), no período das 9h às 15 horas.

A campanha tem como uma das metas atender a manifestação do Ministério da Saúde, que decretou, neste ano, epidemia de sífilis no Brasil. Além disso, tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de Aids, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela Aids (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).

Aids

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – uma doença causada por um vírus chamado HIV. Ele ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de outras oportunistas, como infecções e tumores.

Sífilis

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.