Canoístas de Bertioga representam país no Sul-Americano de Va’a 2017

10 de novembro de 2017

Canoístas de Bertioga representam país no Sul-Americano de Va’a 2017

Bertioga é uma cidade forte nas competições esportivas de Va’a, mais conhecida como canoa havaiana. Há muitos anos que o Município tem revelado talentos nesta área, tanto para nas provas individuais, como na OC2 e OC6, nas categorias feminino, masculino e mista. Em todas elas, os caiçaras brilham e trazem bons resultados, o que enche de orgulho a torcida bertioguense.

A canoa havaiana ou canoa polinésia são nomes para o esporte que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka.

Este ano, sete competidores da Cidade representam o país no campeonato Sul-Americano de Va’a 2017, que acontece de 15 a 18 de novembro, na cidade de Lima, no Peru. Eles compõem uma equipe mista que participará da prova na categoria OC6, é a Buriquioca VA’A. Alguns são novatos em provas internacionais e levam na bagagem a emoção da estreia, outros são mais experientes, mas esta é a primeira vez que uma equipe somente de Bertioga participa de uma prova internacional. Haja coração e torcida!

Por sua geografia privilegiada, Bertioga oferece águas ideais para a prática desse esporte, seja no Canal ou no mar. Às seis da manhã, os nossos bravos praticantes já estão lá, remando e treinando. Eles carregam a canoa para o mar e, para quem assiste aos treinos, esta é uma das paisagens mais impressionantes e belas. Nossas equipes de Va’a agregam força, harmonia e velocidade às águas que brilham com o sol nascente.

São eles: Andre Batista Camilo, o Deko (Voga), Natalia Chernow (banco 2), Sara dos Santos (banco 3), Luiz Antônio Batista Simões, o Lucas (banco 4), Elaine Amorim Justo Nehme (banco 5), Edney Pinto de Campos, o China (leme e capitão) e Débora O. N. Monteiro (reserva).

“Nós conseguimos essa classificação no Campeonato Brasileiro e com muito orgulho vamos representar o país no Sul-Americano deste ano. Estamos realmente muito felizes por essa equipe ser composta totalmente de esportistas de Bertioga”, contou Natalia.