Cão “Jimmy” faz a diferença no tratamento de especiais no NACE

24 de agosto de 2018

Cão “Jimmy” faz a diferença no tratamento de especiais no NACE

O animal da raça “golden retriever” é companhia para crianças e jovens atendidos na unidade


Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. E as crianças atendidas no Núcleo de Assistência a Crianças Especiais (Nace) são prova desse ditado popular. Elas têm, no dia a dia de seus tratamentos, a companhia do simpático e amoroso cão “Jimmy”, da raça “golden retriever. Ele “bate ponto” todo dia no local e tem até chachá!


É a Pet Terapia, novo serviço oferecido pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, que deve ser ampliado em breve com a chegada de outros animais.


Quando se fala em terapia com ajuda de animais, logo vem à cabeça cães “fofinhos” e cavalos dóceis. Mas, segundo a coordenadora do Nace, até animais mais “exóticos” podem ser ótimos “terapeutas”.


“Nem todo animal nasceu para ser um terapeuta. Ele precisa ser tranquilo, ter uma personalidade que as pessoas possam abraçar, beijar e apertar, sem que reaja. Os animais mais comuns são os cães e cavalos, que, no geral, tem um temperamento mais dócil. Mas gatos, jabutis, peixes, coelhos e aves também podem e são usados nesse tipo de projeto. Até mesmo botos, cobras e aranhas”.


O projeto acontecerá, a princípio, atendendo às crianças assistidas pelo Nace. Para participar das atividades, a criança não pode ter contraindicações, como por exemplo, medo de animais, alergia ou problemas de respiração, entre outros.