Carro do fumacê vai circular nas ruas do Bairro Chácaras e Morada da Praia nesta semana

15 de abril de 2024

Reforçando as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, nesta terça-feira (16), das 7h às 9h e das 16h às 19h, o carro do fumacê passará pelas ruas do Bairro Chácaras. Na quarta-feira (17), nos mesmos horários, a ação será realizada no Morada da Praia. Também serão utilizados drones agrícolas para aplicar larvicida em locais de difícil acesso.

Durante a ação do fumacê, estejam atentos às medidas de segurança: permaneça dentro de casa; abra portas, janelas e o box do banheiro; levante os colchoes das camas; cubra alimentos e bebedouros de animais; retire roupas do varal, mesmo que molhadas; não permaneça nas ruas durante a passagem do carro do inseticida; e em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo.

Os drones são operados por agentes treinados, vistoriando pontos estratégicos, como terrenos baldios, obras inacabadas ou abandonadas, casas vazias com piscinas sem tratamento, que geralmente são os locais mais propícios para a proliferação do mosquito.

As ações fazem parte de dezenas de medidas tomadas pela prefeitura para o combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para reforçar o trabalho, neste ano, a prefeitura contratou novos 32 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 13 ACEs, saltando de 56 para 101 agentes, que atuam nas ruas com atividades de prevenção de doenças e das arboviroses e a promoção da saúde, favorecendo a qualidade de vida das famílias.