Carteira de Trabalho digital já pode ser utilizada em Bertioga

29 de novembro de 2019

Carteira de Trabalho digital já pode ser utilizada em Bertioga

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) agora é digital. O documento ganhou uma versão on-line, que foi lançado em formato de aplicativo para celulares nas versões IOS, Android e Web. Trabalhadores podem procurar o Espaço Cidadão, órgão da Prefeitura de Bertioga para buscar mais informações e orientações sobre os procedimentos de cadastro virtual. 


 Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, com a publicação das novas regras, a emissão do documento, a partir de agora, será feita preferencialmente em meio eletrônico. Quem já possui a carteira em papel não deve descartá-la.


Somente no ano de 2017, foram expedidas 1.701 carteiras de trabalho, em Bertioga. O documento ainda serve como registro de contratos de trabalhos antigos. Quem ainda tem a física pode continuar utilizando, mas é importante que todas adquiram o modelo digital.


Para aqueles que já possuem o documento físico é necessário apenas confirmar informações sobre os últimos contratos e contribuições. A nova carteira terá como identificação única o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O documento possui validade jurídica conforme a carteira de trabalho impressa, mas não se equipara aos documentos de identificação civis de que trata o art. 2º da Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009.


 


Como fazer


Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (App Store da Apple e no Play Store do Android, ou acessar também pelo portal GOV.BR, por meio do link https://gov.br/trabalho).


 E quem já tem cadastro no acesso.gov.br, ou já acessou algum serviço pelos aplicativos do Sine Fácil e Meu INSS, basta usar seu CPF e senha para acessar o App Carteira de Trabalho Digital, caso não tenha cadastro, você poderá fazer pelo próprio aplicativo.