Cartório eleitoral promove ação de cidadania no bairro Boracéia em Bertioga

29 de março de 2024

Cartório eleitoral promove ação de cidadania no bairro Boracéia em Bertioga

A 272 Zona Eleitoral de Santos promove nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril uma ação de cidadania no bairro Boraceia, em Bertioga. O objetivo é garantir direitos fundamentais, proporcionar mecanismos facilitadores à participação de cidadãos e cidadãs para as próximas Eleições, e, sobretudo, oportunizar para as pessoas de maneira prática e rápida a regularização do título eleitoral. A ação acontece das 11h às 16h na Vila do Bem Administração Regional Norte Boracéia, localizada à Rua Henrique Arcuri, 99. Para mais informações, ligue: (13)3317-4987 ou (13) 3317-7390.

O objetivo da ação é aproximar o eleitor que reside distante do Posto Eleitoral - localizado no Centro da cidade, para que tenha o atendimento presencial biométrico. O foco é regularizar títulos de eleitores que estejam cancelados, com dados desatualizados ou com pendências de multa, bem como realizar transferências de domicílio eleitoral e alistamentos para quem votará pela primeira vez.

É importante ressaltar que jovens a partir de 15 anos já estão habilitados a realizar a primeira inscrição eleitoral, e somente ao completar 16 anos estarão aptos a votar de maneira facultativa. No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores alfabetizados entre 18 e 70 anos.

Sobre a regularização do título, os eleitores devem ficar atentos, pois, com o cancelamento deste documento, a eleitora ou o eleitor estará impedido de votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

Para realizar o atendimento, o interessado deverá levar documentos os seguintes documentos: Documento oficial de identificação, como RG, Certidão de Nascimento (se pessoa solteira) ou de Casamento; carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal; controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc); passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação da pessoa interessada, inclusive a filiação; arteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, mas atenção, a versão digital da CTPS não é aceita.

É obrigatório apresentar também o comprovante de residência. E, sendo o requerente do sexo masculino, o documentos de quitação militar: Certificado de Alistamento Militar (CAM), certificado de reservista, e o certificado de dispensa de incorporação militar para homens que  completam 19 anos em 2024.