Casa da Cultura exibe mostra de filmes premiados a partir do dia 03

19 de fevereiro de 2015

Casa da Cultura exibe mostra de filmes premiados a partir do dia 03

A relação entre cinema e literatura é o destaque da nova programação a ser exibida pela ‘Mostra de Filmes Premiados’, na Casa da Cultura, a partir do próximo dia 03. Serão cinco filmes e, em cada um deles, serão apresentados importantes escritores por um grande dialogo entre artes, artistas e públicos diferentes. As sessões serão realizadas toda terça-feira, às 19h30, gratuitamente até o dia 31.

A realização é do Sesc Bertioga, em parceria com a Prefeitura do Município. A programação começa com o filme brasileiro ‘Hoje’, que narra a história de Vera (Denise Fraga) - uma ex-militante política que recebe uma indenização do governo, em decorrência do desaparecimento do marido, vítima da repressão provocada pela ditadura militar. Com o dinheiro ela consegue comprar um apartamento próprio, além de enfim poder ser reconhecida como viúva.

A programação segue no dia 10 com a exibição do documentário ‘José e Pilar, do diretor Miguel Gonçalves Mendes. Com duração de 125 minutos, retrata a relação entre José Saramago e sua esposa, Pilar del Río. ‘José e Pilar’ é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo - ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

Vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1985 e indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, ‘Quando Papai saiu em viagem de negócios’ será o filme exibido no dia 17.
O filme narra à história de um rapaz cujo pai (interpretado por Predrag Miki Manojlovic) é suspeito de trabalhar para o Cominform e é enviando para um campo de trabalhos forçados por ter feito um comentário descuidado sobre um cartoon político.

No dia 24, será a vez do romance ‘A criança’, que conta a história de Sonia (Débora François), uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno (Jérémie Renier), o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes. Os dois vêem de maneira bem diferente o significado da chegada desta criança, sendo que os atos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências.

A programação encerra no dia 31 com o filme ‘Carta a uma desconhecida’, que traz a história da jovem e tímida Lisa que se apaixona por Stefan, pianista famoso e mulherengo. Anos depois, já adulta, ela se entrega a ele. Logo em seguida, o músico parte em turnê sem saber que havia engravidado Lisa.

Serviço
A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro).