Casa do Educador de Bertioga é oficializada por decreto municipal

12 de agosto de 2014

Casa do Educador de Bertioga é oficializada por decreto municipal

Os educadores e funcionários da rede municipal de ensino de Bertioga ganharam um novo espaço para as atividades da Casa do Educador que, depois de quatro anos em funcionamento, foi oficializada por decreto municipal (Decreto nº 2158/2014), em solenidade realizada nesta segunda-feira (11). Com essa iniciativa do prefeito do Município, a Casa entra no rol das primeiras unidades oficializadas por decreto no Brasil.

“Estamos dando mais um passo para algo diferente, acreditando na mudança e pensando, sobretudo em nossas crianças que precisam estar plugadas no futuro, tendo em vista que a Educação precisa ser passada a limpo, evoluir cada vez mais. Não é a toa que registramos uma melhora de 35% no índice do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), graças ao trabalho de uma equipe e a coragem de ousar e oferecer o melhor para nossas crianças. A Casa do Educador é uma proposta inovadora que está se aprimorando com essa legalização”, comemora o prefeito.

Inaugurada em 13 de agosto de 2010, A Casa do Educador foi implantada no Município para oferecer aos profissionais da Educação, cursos, palestras e oficinas visando proporcionar o crescimento profissional e aprimoramento nas práticas pedagógicas.

De acordo com o secretário de Educação, as atividades desenvolvidas no local visam diminuir o número de afastamento proporcionado pela pressão psicológica dos professores e outros problemas de saúde, sempre valorizando o profissional e, consequentemente melhorando a qualidade de ensino.

O espaço busca um contexto diferenciado de relaxamento e bem estar e tem uma programação de atividades semanais com sessões de drenagem linfática, argiloterapia facial, massagem corporal, profissionais em fonoaudiologia e psicóloga, além de terapias em grupo como pilates e yoga, acupuntura e floral.

Durante esses quatro anos em funcionamento, as atividades desenvolvidas no local só estão fortalecendo o projeto educacional a que se propôs a Casa, desde que foi criada, disponibilizando ferramentas e abrindo novas possibilidades para que o educador, assim como os demais funcionários da rede de ensino se sintam acolhidos e com melhores condições de vida para desenvolver seu trabalho, seja em sala de aula, na parte administrativa e em outros setores da Educação.

O novo espaço está localizado na Rua Ayrton Senna, 154 – Centro (antiga Vila Itapanhaú). O imóvel conta com sala de recepção e internet, onde os professores podem fazer os Horários de Trabalho Pedagógico (HTPs) virtuais; pesquisar, fazer seus trabalhos e preparar materiais a serem usados em sala de aula; salas de acupuntura, psicologia, psicopedagogia; pilates e yoga; massagem e argiloterapia facial e sala de florais.

As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, com exceção das quartas-feiras, cujos horário segue até às 20 horas. Para quem quiser fazer yoga, as sessões acontecem as segundas, terças e quartas-feiras, das 9 às 10 horas e das 16 às 17 horas; psicoterapia, as terças e quartas-feiras, das 8 às 17 horas; acupuntura, as terças e quartas-feiras, das 9 às 17 horas; pilates, às sextas-feiras, em intervalos a cada hora, das 8 às 17 horas; massagem, drenagem linfática e argiloterapia facial, as segundas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas e floral, todas as quartas-feiras, das 18 às 20 horas.

Para participar das atividades é precisar agendar horários pelo telefone 3317-4732. O atendimento é gratuito e é voltado somente para professores e funcionários da rede municipal de ensino.

A cerimônia foi prestigiada pelo vice-prefeito,  e pelos vereadores, Luis Henrique Capellini (presidente da Câmara Municipal), Antônio Rodrigues Filho, Márcia Lia e José Feliciano, que junto com o prefeito e o secretário de Educação, descerraram a placa de inauguração do novo espaço.

Os educadores e funcionários da rede municipal de ensino de Bertioga ganharam um novo espaço para as atividades da Casa do Educador que, depois de quatro anos em funcionamento, foi oficializada por decreto municipal (Decreto nº 2158/2014), em solenidade realizada nesta segunda-feira (11). Com essa iniciativa do prefeito Mauro Orlandini, a Casa entra no rol das primeiras unidades oficializadas por decreto no Brasil.

“Estamos dando mais um passo para algo diferente, acreditando na mudança e pensando, sobretudo em nossas crianças que precisam estar plugadas no futuro, tendo em vista que a Educação precisa ser passada a limpo, evoluir cada vez mais. Não é a toa que registramos uma melhora de 35% no índice do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo),graças ao trabalho de uma equipe e a coragem de ousar e oferecer o melhor para nossas crianças. A Casa do Educador é uma proposta inovadora que está se aprimorando com essa legalização”, comemora Orlandini.

De acordo com o secretário de Educação, Ivan de Carvalho, as atividades desenvolvidas no local visam diminuir o número de afastamento proporcionado pela pressão psicológica dos professores e outros problemas de saúde, sempre valorizando o profissional e, consequentemente melhorando a qualidade de ensino.

A cerimônia foi prestigiada pelo vice-prefeito, José Nunes Viveiros, e pelos vereadores, Luis Henrique Capellini (presidente da Câmara Municipal), Antônio Rodrigues Filho, Márcia Lia e José Feliciano, que junto com o prefeito e o secretário de Educação, descerraram a placa de inauguração do novo espaço.