Centro de Zoonoses realiza mais de 3 mil castrações em 2015

11 de maio de 2016

Centro de Zoonoses realiza mais de 3 mil castrações em 2015

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Bertioga, vem trabalhando, cada vez mais, para oferecer qualidade na prestação de serviços à comunidade. Somente no ano de 2015, foram realizados 2.880 atendimentos a animais da população e 3.800 castrações, que visam controlar a natalidade de animais nas ruas da Cidade e incentivar a posse responsável.

Segundo explica a veterinária Maria Luiza Mazzucatto, chefe de Setor do CCZ, em média o serviço realiza 40 procedimentos por dia, totalizando cerca de 180 animais atendidos por mês. “A castração, além de possibilitar o controle populacional, beneficia cães e gatos, porque evita o cio e tumores de útero e mama nas fêmeas”, explica.

As castrações são realizadas no CCZ as terças e quintas-feiras, com a distribuição de 20 senhas. Os interessados devem chegar antes das 8 horas. “Antes da castração, os animais passam por consulta prévia para verificar possíveis problemas de saúde, como anemia, por exemplo, que podem impossibilitar o procedimento. Nesse caso, os animais passam por tratamento para depois fazer a cirurgia”, lembra a veterinária.

Posse responsável

O CCZ também tem à disposição cães e gatos, que podem ser adotados a qualquer momento. No local existem 24 cães, sendo seis filhotes; e 24 gatos (18 são filhotes). Para adotar um animal, o interessado deve ter idade igual ou superior a 18 anos, portar RG e CPF, e preencher o Termo de Adoção Responsável no local.

Os animais são entregues, obrigatoriamente, esterilizados (castrados), vacinados e vermifugados, livres de parasitas externos (pulga, piolhos, carrapatos). O CCZ atua também atua com base em denúncias e solicitação da população, que indica possíveis locais que possam ser focos de proliferação de ratos (desratização e anti-ratização), insetos e outras pragas.

Além disso, trabalha na prevenção contra a raiva animal, com a realização de campanha de vacinação anual (agosto) e com imunização feita, diariamente, no próprio CCZ.  É importante lembrar que abandonar ou maltratar animais é crime. Conforme a Lei Federal nº 9605/98, a pena é de três meses a um ano de detenção e multa.

Serviço

O CCZ funciona na Rua Manoel Gajo, 2.644, no Centro (antigo Parque Estoril). Mais informações sobre os serviços prestados pelo CCZ podem ser obtidas pelo telefone 3316-4079.