Cerca de 200 professores da rede participam de palestra sobre saúde bucal

29 de outubro de 2014

Cerca de 200 professores da rede participam de palestra sobre saúde bucal

Uma boa higiene bucal é uma das medidas importantes que se pode adotar para manter dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também importantes para falar bem e mastigar corretamente.

Este foi o foco da palestra do ortodontista Edson Dahyr Franco de Oliveira sobre ‘Prevenção de Saúde Bucal’, dirigida aos professores da rede municipal de ensino, na última sexta-feira (24), organizada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Bertioga.

A proposta é que em uma segunda etapa, em 2015, todas as escolas da rede municipal recebam a visita dos profissionais, adequando o trabalho para cada faixa etária, desde a creche até o 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Dahyr, que ministrou a palestra para cerca de 200 professores, de manhã e à tarde, a proposta foi mostrar aos mestres os valores da saúde bucal e sua repercussão na saúde geral, tendo em vista que o professor é parte importante desse projeto, pela experiência com os alunos.

Durante sua apresentação, o ortodontista mostrou, por meio de um vídeo, aspectos da prevenção. “Vocês (professores) são o canal entre o aluno para transpor os conhecimentos necessários para a prevenção à saúde bucal, que está presente na vida das pessoas todos os dias, como comer e mastigar corretamente e falar adequadamente. A falta de um dente dificulta na fala e, sobretudo na mastigação, que se não for correta vai interferir na saúde como um todo”, explica Dahyr.

Os professores reforçaram seus conhecimentos com relação à escovação e fio dental, que precisam ser usados com muita paciência para evitar a placa bacteriana, que é o principal inimigo da saúde bucal. Quando a campanha chegar às escolas, na prática os alunos vão conhecer sobre os métodos utilizados para evitar cáries e outros problemas, com escovação adequada e técnicas de uso do fio dental.

A palestra foi prestigiada pelo prefeito de Bertioga, pelo secretário de Educação,  e pela diretora Pedagógica, Lúcia Helena Gonzalez, além do presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e vereador em Mogi das Cruzes, Claudio Miyake, que participou da abertura do evento.