Especial 25 anos - Cidade é destaque na moradia popular

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Cidade é destaque na moradia popular

O sonho da casa própria é o desejo de muitas pessoas. No aniversário de 25 anos de Emancipação Político-Administrativa de Bertioga, a população tem muito que celebrar, na questão da moradia popular. Nos últimos anos, o Município avançou significativamente neste quesito, com a construção de novas moradias para a população e a regularização fundiária, nas localidades conhecidas como Ana Paula, no bairro Rio da Praia e Vila Tupi, no Centro.

Mais de 2.700 moradores tiveram desfecho favorável, nos últimos dois anos, com a celebração de acordo visando regularizar seus imóveis. Para evitar o impacto social, que a decisão de reintegração dos bairros poderia causar no Município, a Prefeitura de Bertioga não poupou esforços na realização de tratativas para a aquisição dos imóveis por parte dos ocupantes.

“É a segurança que todos os moradores precisam para dormir tranquilos”, comentou, o prefeito Mauro Orlandini, reforçando o importante papel da municipalidade. “O esforço da Prefeitura e da Associação dos Moradores da Vila Tupi e Legislativo, que disponibilizaram advogados e técnicos, valeu a pena. O objetivo maior é evitar um impacto social e regularizar as duas áreas, que juntas somam mais de 2.700 moradores”.

Na área da moradia popular, o prefeito também destaca, como positiva, a conquistas das 1.500 unidades habitacionais no bairro Jardim Raphael, cujo alvará de construção já foi entregue para as entidades parceiras. “A iniciativa é um marco para Bertioga, sobretudo, porque a princípio, a Cidade receberia somente 300 unidades, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal”, lembra o prefeito.

O empreendimento será construído na altura do km 218, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos) - composto por 75 blocos de edifícios com cinco pavimentos. Serão cinco condomínios, com 15 blocos em cada, que receberão o nome de plantas nativas da região como Flamboyant, Resedá, Quaresmeira, Ganandi e Claraíba.

Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os condomínios ainda vão contar com vagas de estacionamento privativas e para visitantes, área comum com salão de festas e playground.

A obra será viabilizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que disponibilizou uma verba de R$ 114 milhões. Outros R$ 30 milhões são provenientes do programa Casa Paulista, do Governo do Estado, totalizando R$ 144 milhões em investimentos.

Jardim Vicente de Carvalho

O projeto do Jardim Vicente de Carvalho é o segundo maior em andamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) na Baixada Santista, que transformou completamente o bairro, tornando-o modelo na região.

Além da construção das 400 moradias para abrigar a população removida dos mangues, das quais 180 já foram entregues, outras 1.253 famílias são beneficiadas com obras de urbanização, que já foram concluídas e contemplam redes de água e esgoto, sistema de drenagem, guias, sarjetas, pavimentação de vias e paisagismo.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 84,9 milhões na construção das moradias e urbanização do bairro, área que começou a ser ocupada irregularmente na década de 90. Do total de investimentos, R$ 65 milhões são do Governo do Estado e R$ 19,9 milhões são recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O projeto prevê também a recuperação das áreas de preservação permanente que estão sendo desocupadas à medida que os moradores são transferidos para o empreendimento. Ao final, o projeto garantirá condições de habitabilidade e títulos de propriedade aos moradores do bairro Jardim Vicente de Carvalho, com recuperação de áreas de preservação permanente, urbanização das áreas dos loteamentos passíveis de consolidação e construção de novas moradias regularizadas.