Cidade faz ação na Semana de Mobilização da Dengue, dia 23

13 de novembro de 2015

Cidade faz ação na Semana de Mobilização da Dengue, dia 23

A Secretaria de Estado da Saúde propôs aos municípios paulistas a participação na Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, que será realizada entre os próximos dias 23 e 27. Para tanto, o Município realiza no próximo dia 23 uma ação conjunta com o Instituto Corpore, responsável pela gestão do Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A ação, que terá à frente a Coordenadoria de Vetores e Dengue, vinculada à Secretaria de Saúde do Município, será desenvolvida das 9 às 12 horas, no hall de entrada da Upa, ao lado do Hospital Municipal (Praça Vicente Molinari, s/nº). No local, serão realizadas palestras e exibidos equipamentos, além de mostras de criadouros, visando conscientizar a população sobre a importância de prevenir e reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti.

A situação epidemiológica da dengue no Estado de São Paulo, este ano, demonstra que o vetor Aedes aegypti e a circulação de vírus continuaram a ocorrer no inverno e na primavera, ou seja, a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva.

Com esse cenário, o Estado alerta aos gestores, aos profissionais da saúde e à população, o combate mosquito. As ações e a vigilância de casos da doença devem ser permanentes nos 365 dias do ano.

Em Bertioga, agentes da Coordenadoria de Vetores e Dengue trabalham, permanentemente no combate aos focos do mosquito, orientando e pedindo à população que colabore nessa luta, principalmente àqueles moradores próximos de imóveis e terrenos abandonados, onde se concentram os maiores pontos de proliferação do mosquito.

Durante as ações, os técnicos percorrem as casas do bairro, entregando folhetos com informações sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado. A meta é eliminar de vez o Aedes aegypti.

Para materiais inservíveis de grande volume, como sofás, colchões e outros móveis, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza periodicamente a Operação Cata-Treco, em conjunto com a Secretaria de Saúde, cujo objetivo é evitar que esses materiais, que muitas vezes estão expostos ao tempo, sirvam de possíveis criadouros do mosquito da dengue.

A administração também solicita à população que colabore, mantendo dentro de suas casas e de forma abrigada da chuva, até que a Operação Cata-Treco aconteça no bairro. O agendamento das operações é divulgado no Boletim Oficial do Município. A solicitação de recolhimento desse material também pode ser feita pelo telefone 3319-8035.