Cidade ganha Prêmio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

10 de dezembro de 2017

Cidade ganha Prêmio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Município de Bertioga foi condecorado com o 6º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2017. O município foi premiado na categoria “governamental” referente ao Receptivo das Pessoas com Deficiência no Programa Praia Acessível em Parceria com o Barco Escola. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (07), no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, na capital.

O Prêmio celebra projetos que contribuem para a construção de mais qualidade de vida, protagonismo e inclusão social das pessoas com deficiência, população que soma mais de 9 milhões no Estado.

O Praia Acessível atende pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária e também idosos. Eles entram na água do mar usando as “cadeiras anfíbias”, feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia. Além disso, elas não afundam na água e são adaptáveis para crianças e adultos.

Os grupos podem ainda ter uma experiência dupla ao visitar Bertioga: além de entrar no mar, podem passear no Barco Escola ‘Arca do Saber’, projeto pioneiro da Prefeitura que trabalha com a educação ambiental.

O receptivo para Pessoas com Deficiência é um trabalho feito em conjunto pelas secretarias de Segurança e Cidadania, Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura, executado pelo Departamento de Acessibilidade e Inclusão.