Cidade recebe 1º Festival Contemporâneo de Artes Cênicas

23 de setembro de 2014

Cidade recebe 1º Festival Contemporâneo de Artes Cênicas

Bertioga recebe, a partir desta sexta-feira (26), o 1º festival Contemporâneo de Artes Cênicas, organizado e realizado pelos atores Emanuella Alves e Thiago Lins, sob a produção da Cia Veritas Produções Artísticas.  O evento vai movimentar a Cidade, até segunda-feira (29), com a encenação de seis espetáculos distribuídos em escolas públicas, faculdade, Casa da Cultura e praça pública. A proposta é proporcionar ao público e artistas locais o encontro com trabalhos em artes cênicas com produções alternativas, primando à geografia do Município e espaços físicos.

O festival será aberto com o espetáculo convidado, ‘Algumas Histórias’, do ator Bruno Fracchia, da cidade de Santos, sob a direção de Paula d’Albuquerque, na Faculdade Bertioga –Fabe- (Avenida Manoel de Nóbrega, 966 – Centro), às 19h30. A entrada é grátis. Inspirado no livro ‘Memórias Substantivas’, de Tânia Carvalho, ‘Algumas Histórias’ leva aos palcos a vida e a obra do ator Paulo José, apresentadas por um Jovem Aprendiz que, ao compartilhar sua identificação com esse grande artista, acaba por falar de um encontro de gerações entre atores que têm em comum o amor aos palcos.

Simultaneamente, na sexta-feira, outro espetáculo – ‘Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas’, da Cia Teatral Armageddon, será encenado na EE Professor Armando Belegarde (Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, 600- Centro), ação interna, às 19h30. A montagem de Bruna Maciel, Juciléia Rezende e Emanuella Alves, que também detém a direção da peça, participou da orientação e seleção para a Mostra Ademar Guerra 2012, em Cotia/SP.

Com esse espetáculo, a Cia Armageddon realizou uma pequena temporada, em Bertioga, em eventos públicos promovidos pelo Destinação Criança/CMDCA, no Forte São João; na Emeif Mário Covas e no Fundo Social de Solidariedade do Município. A peça foi apresentada, ainda, no Fescete/Santos 2013 e participou da fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2013/2014.

Ainda na sexta-feira (26), a partir das 20h30, a EE Armando Belegarde estará recebendo a peça ‘Nação Buriquioca’ , (ação interna) de criação coletiva, sob a direção de Emanuella Alves e orientação artística de André Capuano.  O espetáculo é uma construção do alicerce ao caráter humano e também foi contemplado pelo Projeto Ademar Guerra 2014/Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

O festival segue no sábado (27), com mais uma encenação da peça ‘Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas’, da Cia teatral Armageddon, a partir das 18h30, e ‘Armagemix’, também da Armageddon, às 19 horas, na praça em frente ao Canal de Bertioga, próximo ao Píer Turístico Licurgo Mazzoni. O acesso é gratuito.

Já no domingo (28), o festival chega à Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada/Centro), às 18 horas, com a peça ‘Reclame – Uma História de Amor’, da Cia Cenicomania, de Santos. A famosa comédia musical da Cenicomania fará sua última apresentação da temporada 2014 em Bertioga, representando a Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência do horário da sessão. Os ingressos são limitados a 60 lugares.

E, encerrando o festival, na segunda-feira (29), a Cia Programa Vida Saudável/Bertioga leva para a Emeif Delphino Stockler de Lima (Avenida Manoel da Nóbrega, s/nº - Centro), a peça ‘A Desengonçada’,(ação interna) de criação coletiva, sob a direção Emanuella Alves. A Desengonçada é uma contemporânea história infantil, que aborda os conflitos de uma jovem que sofre constantes perseguições, por não ser alguém aparentemente hábil. Reprimida pelas exigências sociais, ela como tantas outras jovens deve superar seus desafios e conquistar a honra de ser a escolhida no baile e tornar-se uma princesa.

Mais informações sobre o 1º Festival Contemporâneo de Artes Cênicas de Bertioga pelo celular (13) 99738-4674, com Emanuella Alves, ou na Casa da Cultura – 3319-9150.