Cidade vai ganhar Parque do Jundu

10 de setembro de 2015

Cidade vai ganhar Parque do Jundu

Mais um equipamento público de educação ambiental vai se tornar realidade em Bertioga. O projeto do Parque do Jundu, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu R$ 645 mil para sua execução e será destinado à recuperação e preservação do maciço de jundu na praia da Enseada, no Centro.

O projeto prevê a proteção da vegetação de jundu, como já vem ocorrendo, com o isolamento da área com cerca e a limpeza biológica e de resíduos sólidos periódica. Também faz parte do trabalho, o levantamento de todas as espécies exóticas, que não pertencem ao ecossistema de jundu e eliminação dessas espécies, que apresentam comportamento invasor e agressivo.

Também consta do projeto um Centro de Visitação com a instalação de passarelas de madeira, suspensas cerca de dois metros de altura sobre o jundu, com três quiosques de observação e conscientização sobre o ecossistema do local.

O Parque do Jundu também vai contar com um viveiro de mudas, com sementeira, que vai possibilitar o reflorestamento dessa vegetação em outras regiões litorâneas.

Vale ressaltar que o jundu é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, uma vez que é responsável pela fixação da areia, o que ajuda a combater a erosão costeira, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa. Ele ainda protege e evita o avanço da areia da praia sobre a cidade e dificulta o avanço do mar em períodos de ressaca.

A secretária de Meio Ambiente,  comemorou a aprovação do projeto. “Será mais um equipamento para educação ambiental, além de ser um atrativo turístico”, comentou a secretária, reforçando que se trata de uma iniciativa pioneira na região, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

O valor já disponível para a Prefeitura de Bertioga é proveniente de emenda parlamentar do Ministério do Meio Ambiente, que foi conquistada pelo então deputado federal Willian Dib. O projeto básico foi aprovado e agora a Secretaria de Meio Ambiente está elaborando o projeto executivo e em seguida irá iniciar o processo de licitação para execução da obra. Após o início, a previsão de conclusão é de oito meses.

TAC

O programa de recuperação do jundu faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em agosto de 2009, entre a Prefeitura de Bertioga e o Ibama, referente a um auto de infração por extração de areia da praia sem autorização dos órgãos ambientais. A multa foi convertida em programas de educação ambiental, como o Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva - ‘Seo’ Leo.