“Cinderela Brasileira” é opção de teatro gratuito no sábado (12) em Bertioga

9 de janeiro de 2019

“Cinderela Brasileira” é opção de teatro gratuito no sábado (12) em Bertioga

Moradores e turistas que estiverem passando o fim de semana em Bertioga têm mais uma opção de lazer no sábado (12). A Tenda de Eventos, no Centro, será palco para a apresentação teatral “Cinderela Brasileira”, da Casa3. O projeto é apresentado de forma gratuita pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (PROAC), com apoio das prefeituras locais. A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro.

SINOPSE

Uma história tradicional contada de maneira inusitada e com muitos ‘causos’: assim é Cinderela Brasileira, uma versão do clássico com encenação pautada por elementos da cultura regional nordestina. Um contador de causos apresenta personagens típicos do sertão nordestino revelando a história de Cinderela Brasileira, a Gata Cangaceira. O clássico ganha nova roupagem e características amplamente conhecidas do nordeste brasileiro: sotaque arrastado, o cancioneiro e o jeito autêntico desse povo festeiro e sonhador.

Nessa versão da história, Cinderela deixa de ser a jovem loura do vestido azul e passa a ser alguém comum, com quem o espectador se identifica e pode identificar pessoas dentro do seu convívio. Com intenção de provocar a mudança do olhar, a obra destaca personagens negras protagonizando e, em destaque, ao longo da peça, promovendo uma mistura de quebra de estereótipo, empoderamento, conto e cultura popular. O espetáculo, idealizado em 2005, integra uma série de peças que a Casa3 produziu de releituras de contos infantis.

A peça já circulou por 60 cidades brasileiras e já foi visto por mais de 120 mil pessoas. Na Baixada Santista, será apresentada também, dia 13, no Teatro Guarany de Santos; dia 15 no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá; dia 18 na praia, ao lado do Conviver do Boqueirão em Praia Grande; dia 19, no Centro Cultural Raul Cortez de Mongaguá e, no dia 20, no Galpão Cultural de Cubatão.

SOBRE A CASA3

Fundada em 2003 por Marcelo Wallez e Kadu Veríssimo, a Casa3 é um espaço cultural e uma das únicas companhias de teatro de Guarujá-SP. Na cidade, realiza diversas ações na área cultural, educacional e social, por meio da produção de espetáculos teatrais, realização de mostras, festivais e cursos na área de artes cênicas.