Circuito Cultural apresenta  novo espetáculo circense dia 22

8 de agosto de 2014

Circuito Cultural apresenta novo espetáculo circense dia 22

Por motivos de inadequação do ambiente, o espetáculo circense ‘De Volta ao Mundo’, do grupo Irmãos Becker, que seria apresentado no próximo dia 22, dentro da programação do Circuito Cultural Paulista, foi cancelado, dando lugar a uma nova apresentação: o Circo Malabarístico, do mesmo grupo, com formato para espaços alternativos. O evento acontece às 15 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves.

Nesse novo espetáculo, com 50  minutos de duração, os Irmãos Becker fazem uso da comicidade e da interação com o público, demonstrando técnicas desenvolvidas com anos de treino, e têm grande preocupação com a postura, com o linguajar, com o figurino e com toda a estética da apresentação. Sempre há um motivo para cada um dos números, que são dinâmicos, cômicos e abordam de forma descontraída acontecimentos comuns a todos. É um espetáculo versátil, de fácil e rápida montagem e transporte, pois não há cenário.

Malabaristas profissionais e cômicos, os Irmãos Becker realizam pesquisas na área circense voltadas às técnicas do malabarismo, equilibrismo e a arte do palhaço.  Adeptos do malabarismo experimental montaram apresentações e espetáculos com números inusitados de técnica circense e improviso cômico. Não há restrição de ambientes ou espectadores para os irmãos demonstrarem seus truques, criatividade e bom humor.

Os Irmãos Becker exploram a criatividade, a plasticidade e a diversidade de materiais. São dois malabaristas cômicos que, além das tradicionais bolas e claves, incluem no espetáculo os mais variados objetos: tochas, facas, cones de rua, que são explorados em manobras e improvisos com ângulos e escala surpreendentes.

Entre os vários números do espetáculo estão, ‘O que é Malabares?’, onde  exploram a criatividade e a expectativa do público ao  demonstrar uma sequência de técnicas com bolinhas e, de forma interativa, explicam a arte do malabarismo clássico mesclando truques engraçadíssimos; ‘Subindo o ‘Nível Malabarístico’, no qual  demonstram que existem outras finalidades para  uma escada, subindo e descendo, de costas, envolvendo e empolgando o público  numa série diferente de passes com claves de malabarismo; ‘As Sete Claves’, em que ao som de ‘Brasileirinho’ os artistas unem técnica, leveza e plasticidade nos movimentos dos passes das sete claves demonstrando destreza e agilidade.

Além desses, apresentam ‘Malabares por um fio’ – uma performance interativa em clima de suspense, numa sequência coreografada e sincronizada com facas onde o objeto cênico é o próprio público; ‘Malabarismo Experimental’, onde empregam cones de trânsito para outros propósitos realizando uma sequência de equilíbrios, montam-nos de diversas maneiras, uma mais difícil que a outra! Utilizam os cones como se fossem claves de malabares e fazem truques, manipulações e outras estripulias; e ‘Malabares é fogo’. Nesse, o início do número foi inspirado nas olimpíadas de Barcelona, uma performance com tochas de fogo. Devido às dificuldades de seus movimentos é um número que balança o nível de adrenalina de todos.

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. Atualmente, o programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

Serviço

O Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves fica na Rua Henrique Montez, s/nº - Centro (antigo Jardim Lido). A entrada é franca.