Circuito Sesc de Artes desembarca em Bertioga com atrações culturais gratuitas neste sábado (13)

9 de agosto de 2022

Bertioga receberá o Circuito Sesc de Artes neste sábado (13), na Tenda de Eventos. Vai ser um dia de imersão em diversas atividades culturais gratuitas, voltadas para todos os públicos. O evento inicia a partir das 16 horas.

Na programação, os munícipes poderão se divertir com apresentações musicais, teatrais, circense, dança, literatura, pintura, artes visuais e tecnologias. Confira a programação abaixo.

A ação é promovida pelo Sesc São Paulo com o apoio da Prefeitura, sindicatos do comércio, serviços e turismo. A edição deste ano do Circuito Sesc de Artes tem o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, além de intensificar o olhar para toda a diversidade de pessoas.

PROGRAMAÇÃO:

CIRCO: MAGOTE, COM GRUPO MONJUÁ (RJ)

O espetáculo, cujo nome significa ajuntamento de pessoas, traz a energia criativa de seis corpos que se relacionam através do jogo de composição cênica e do contato dos seus pesos, articulações e músculos. “Magote” aborda o exercício de enfrentamentos, negociações diárias de espaços, desejos, tensões, frustrações, conquistas e prazeres.

DANÇA: RIR – INTERVENÇÃO SEGUNDO MOVIMENTO, COM KZ&C - KEY ZETTA E CIA (SP)

Desdobramento do espetáculo “Riso” (2017), a intervenção explora as pesquisas da companhia sobre o corpo e a dança afetados pelo riso e pelo humor. A performance, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta, traz artistas que provocam o público a interagir no espaço público a partir de diferentes tipos de riso.

MÚSICA: KAÊ GUAJAJARA

Indígena da etnia Guajajara, a cantora, compositora, rapper, atriz e escritora nascida em Mirinzal (MA) e radicada no Rio de Janeiro apresenta músicas de seus EPs e do seu disco “Kwarahy Tazyr” (2021), que traz uma visão atual sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil e discute temas como preconceito, racismo e resistência.

TEATRO: A FABULOSA TENDA DOS CHARLATÃES, COM GRUPO DESEMBARGADORES DO FURGÃO (SP)

O espetáculo, que mescla as linguagens do teatro popular de rua e do circo, convida o público a conhecer a divertida história de uma trupe que ganha a vida enganando as pessoas durante suas apresentações. Com máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, as personagens apresentam números de ilusionismo, mágica, força e contorcionismo, entre outros.

LITERATURA: VOZES NEGRAS NA LITERATURA, COM CIA. ALCINA DA PALAVRA (SP)

A mediação de leitura, que ocorre em um tapete ilustrado com adinkras (símbolos ideográficos africanos), propõe um encontro com obras da literatura infantojuvenil criadas por escritoras e escritores negras e negros com protagonistas também negras e negros. O objetivo dessa escolha é despertar percepções e fortalecer o respeito à diversidade.

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS: DESENHO DE MODELO VIVO PARA CRIANÇAS, COM ANDRÉIA VIEIRA, RAFAEL ANTÓN, ADRIANA PORTELLA, LUIZ ALEXANDRO TORRES E CÉSAR AUGUSTO MARTINS (SP)

As crianças são convidadas a participar de uma sessão de desenhos de modelo vivo, retratos e autorretratos usando figurinos divertidos montados pela figurinista Dri Portella. Elas são orientadas pelos artistas por meio de exercícios lúdicos e interativos que estimulam a concentração e a criatividade.

SERVIÇO:

Tenda de Eventos - Av. Vicente de Carvalho, 787, Centro.