Coleta seletiva permanece suspensa durante pandemia

7 de maio de 2020

Coleta seletiva permanece suspensa durante pandemia

Prefeitura realiza monitoramento social aos cooperados que tiveram o serviço interrompido durante o período de quarentena

A coleta seletiva do munícipio de Bertioga continua suspensa por tempo indeterminado, devido a pandemia do novo coronavírus. A medida de segurança é uma recomendação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), visando proteger os cooperados que manuseiam os resíduos no processo de triagem e evitar a propagação do vírus.

A Prefeitura, em parceria com a Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (COORB), está realizando o serviço de monitoramento social, sendo todos os colaboradores inscritos no Programa do Governo Federal para o recebimento do auxílio emergencial. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade distribuiu para os trabalhadores cestas básicas contendo alimentos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e máscaras de proteção.

O secretário de meio ambiente, afirma a importância da paralisação da atividade de coleta durante o período de pandemia: “Peço que a população entenda o motivo da suspensão. Não podemos continuar coletando e triando os recicláveis diante da possibilidade de perder vidas no processo. Tudo vai passar e em breve restabeleceremos o trabalho de coleta seletiva", disse.