Coletivo feminino promove palestras, dia de embelezamento e sessão de fotos em Bertioga nesta sexta (8)

6 de março de 2024

O dia da mulher será celebrado com muitas atrações em Bertioga, para homenagear e empoderar as mulheres da cidade. Uma das ações, no dia 8 de março, conta com um dia de embelezamento, palestras de autoconhecimento, aulas de yoga e sessão de fotos profissionais direcionado a todas as mulheres, Rua Pr. Juvenal justo dos Santos n°526 no Bairro Chácaras, das 14h às 19h. Essa ação é promovida pelo coletivo Clube Unidas, que também estará presente na Feira de Economia Criativa, realizada pela Prefeitura de Bertioga, no Centro, nos dias 9 e 10 de março.

O evento Unidas pela Beleza, será promovido pelo Clube Unidas, que atua desde outubro de 2023 em Bertioga. A empreendedora e criadora do projeto, Jacqueline Camacho, relata como a união dessas mulheres gera acolhimento e incentivo no projeto. “O Clube veio para mostrar que não precisamos disputar forças e sim somar. Hoje contamos com 40 mulheres que compartilham desse mesmo pensamento. Aliado a isso espontaneamente criam-se laços de companheirismo, amizade, apoio, empatia”, disse Jacqueline.

A empreendedora ressaltou que essa união faz as mulheres se sentirem mais empoderadas e capazes para conquistar os sonhos, promovendo ações coletivas e impulsionando as carreiras e marcas.

Desafios do empreendedorismo feminino

A precursora do projeto, Jacqueline Camacho, conta um pouco da própria experiência e dos desafios de ser uma mulher empreendedora. “Quando recebi o diagnóstico de autismo do meu filho caçula, percebi que não me cabia mais a rotina de sair todos os dias para trabalhar no CLT [trabalho formal, com carteira assinada]. Foi então que após uma breve pesquisa de mercado, decidi começar meu novo negócio, vender marmitas com sabor de comidinha de mãe”, lembrou Jacqueline.

A partir daí, de acordo com a empreendedora, o negócio cresceu, se tornou a maior fonte de renda da família, e proporcionou a ela estudar e se especializar em confeitaria. “O que me proporciona hoje o prazer em ministrar aulas e fornecer algumas de minhas receitas para revenda”, contou.

Segundo Jacqueline, os desafios são diários e diversos para as mulheres que começam a empreender, desde especialização ao autoconhecimento. “Não basta ter um CNPJ, existe uma série de conflitos internos, como falta de apoio da família, medo de não dar certo, rejeição de amigos, pouco valor para investir, começar sem capital de giro, lidar com a concorrência e tantos outros que cada uma traz no estilo de vida e negócio”, disse a empreendedora, que ressaltou o medo de não se reconhecer na profissão e confiar em si mesma, como ela afirma ter sofrido no início, com vergonha de se ver como cozinheira.

“Acredito que todas as pessoas que começam um movimento é porque já passaram por algo e sabem como superar. E foi assim que surgiu o Clube Unidas, além de sempre ter vontade de fazer parte de algo maior e estar entre outras mulheres”, enfatizou a empreendedora, sobre a importância da união das forças e de um ambiente de acolhimento e empoderamento, através de network [rede de contatos] e compras compartilhadas entre si.

Para se tornar uma associada ao clube, basta fazer um cadastro. Após o cadastro, a mulher passa a ter direito de frequentar os encontros semanais para definição e apresentação de projetos e ações a serem tomadas para a própria vida profissional. Além disso, o projeto conta com página no Instagram @clube_unidas para divulgação das ações do clube.

Feira de Economia Criativa

Serão 26 empreendedoras do Clube Unidas na Feira de Economia Criativa que acontece nos dias 9 e 10 de março, com mais de 100 expositores, realizado na Tenda de Eventos, localizada à Avenida Vicente de Carvalho, 787, no Centro, ao lado do Forte São João. Conta com diversas programações no sábado das 10h às 22h, e no domingo das 10h às 18h. Os visitantes poderão comprar artesanatos, roupas, objetos decorativos e diversos itens. A programação completa está no site e nas redes sociais da Prefeitura.