Comunidade deve reforçar a prevenção contra a dengue

20 de agosto de 2015

Comunidade deve reforçar a prevenção contra a dengue

O trabalho de monitoramento dos casos de dengue em Bertioga é realizado permanentemente, durante todo o ano, pela Prefeitura do Município, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue, vinculada à Secretaria de Saúde.

Um dado alarmante sobre a doença já preocupa a municipalidade e requer colaboração da comunidade: do dia 5 de julho a 18 de agosto foram registrados cinco casos positivos da doença em Bertioga. Durante todo o segundo semestre do ano passado foram registrados apenas dois casos positivos.

A Coordenadoria de Vetores e Dengue já iniciou o trabalho de prevenção, com visitas aos bairros onde os pacientes moram e está reforçando o trabalho de prevenção. O coordenador, Sérgio de Jesus, explica que de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, o trabalho terá como foco a conscientização da população. “O objetivo é fazer com que as pessoas façam a prevenção dentro de casa”.

A quantidade de casos positivos é alarmante, de acordo com Sérgio, uma vez que durante o período de inverno a proliferação do mosquito Aedes aegypti é mais lenta e, consequentemente, as transmissões são menores. “Mas nesse inverno as temperaturas foram atípicas, com muito calor, e isso é preocupante. Por isso, pedimos a colaboração da comunidade para a prevenção já pensando no período de verão que está chegando”.

Essa prevenção deve ser feita semanalmente pela comunidade, verificando dentro de casa locais, objetos e recipientes que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito da dengue. A Prefeitura de Bertioga disponibiliza o serviço de Cata-Treco, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos. Objetos de grande porte, inservíveis, não devem ser colocados na rua. Para o descarte, o cidadão deve solicitar o serviço pelo telefone 3319-8035.

A Coordenadoria de Vetores e Dengue também realiza o levantamento larvário, que consiste na verificação das residências para identificação de larvas do mosquito. Essa verificação é preconizada pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Em Bertioga, foram visitados 1.200 imóveis, entretanto, 70% deles estavam fechados. “Isso dificulta o trabalho, por isso, também fazemos um apelo para que as pessoas que têm casa de veraneio façam a verificação periódica”, falou o coordenador.

Para denúncias sobre possíveis criadouros, a Coordenadoria dispõe do e-mail dengue.bertioga@gmail.com e do telefone 3317-6273.