Confira as opções culturais, de lazer e aventura em Bertioga para o fim de semana

29 de abril de 2022

Bertioga tem lazer, diversão e aventura para toda a família. Quem estiver por aqui no fim de semana não pode deixar de conferir as diversas atrações que a Cidade oferece. Entre elas estão as Feiras de Artesanato e Economia Solidária e visita à  primeira fortaleza erguida no Brasil, o Forte São João.

Já para quem curte aventura, Bertioga é o endereço certo. São 12 trilhas abertas à visitação, que permitem se conectar com a natureza, conhecer lugares incríveis e praticar esportes radicais. Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, do Morro do Itaguá e Itatinga.

Confira a programação:

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Feira está com uma programação imperdível. A atração deste sábado (30) é a oficina de iniciação ao tricô, mediada por Cris Bertolucci, que ensinará as técnicas de entrelaçamento de fios através de agulhas para a confecção de um lenço de lã.

Chegue cedo! A oficina inicia às 15h30 e tem apenas 15 vagas. As inscrições serão realizadas no início da Feira.

O local  também conta com culinária sustentável, inclusive veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás, xaropes e muito mais.

A Feira é realizada aos sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

FEIRA DE ARTESANATO

Além de comprar lembrancinhas feitas por artesãos locais, o espaço permite o contato com a natureza por meio de uma linda vista para o mar. Sem dúvidas, a Feira de Artesanatos não pode ficar de fora da agenda.

Os visitantes encontrarão artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.

A feira ocorre no Espaço Cultural Praia aos sábados, das 16 às 22 horas, e aos domingos das 10 às 16 horas.

ESPAÇO DOG

O melhor amigo do homem merece um cuidado especial, pensando nisso, a Prefeitura criou o Espaço Dog, um lugar para lazer e diversão dos dogs. Os donos podem levar seus pets para aproveitarem o ambiente e exercitarem de terça  a domingo, das 9 às 18 horas. O Espaço está localizado no Parque dos Tupiniquins.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

Quem ama uma exposição e tem interesse em conhecer mais sobre a história da cidade e do país, não pode deixar de visitar a primeira fortaleza do Brasil.

O Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc. No local é possível encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas a óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

A classificação é livre, a visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

ECOTURISMO – TRILHAS

Bertioga é o destino perfeito para quem busca um contato maior com  a natureza e praticar esportes de aventura. A cidade conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “ecoturismo”. São 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: abeco.tur.eco@gmail.com ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

A relação completa das 12 trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo/

– Forte São João - Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro

– Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’ - Rua Manoel Gajo, 1080, Centro.

– Espaço Cultural Praia - Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada – Centro.

– Espaço Dog – Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins).