Confira as opções de lazer, cultura e diversão em Bertioga neste fim semana

22 de julho de 2022

Confira as opções de lazer, cultura e diversão em Bertioga neste fim semana

Ainda não sabe o que fazer no fim de semana? Bertioga oferece diversas opções de lazer, diversão e cultura para toda a família. Na programação, tem 45ª Festa da Tainha, exposição do Forte São João, feira de artesanato e muito mais.

45ª FESTA DA TAINHA

A Festa da Tainha de Bertioga é um sucesso. O evento, que acontece na Tenda de Eventos está em seu penúltimo fim de semana.

O festival é realizado sempre aos finais de semana e segue até o próximo domingo (31). Às sextas-feiras, o jantar é servido das 19h30 às 22 horas. Aos sábados, o almoço é das 12 às 16 horas e o jantar vai das 19h30 às 22 horas. Aos domingos é servido apenas o almoço, que inicia às 12 horas e segue até às 16 horas.

A tainha custa R$ 120 e acompanha arroz, farofa, vinagrete e pão. De acordo com a organização, o prato serve até três pessoas. O convite pode ser comprado pelo link: https://www.sympla.com.br/45-festa-da-tainha-de-wp__1616157?fbclid=IwAR0JDHGbkiVe9YKuebJEUTC0lufbOh7RbHIzXcNlUDpxrDEpUc1J0MI9FvA ou no dia e local do evento.

FEIRA DE ARTESANATO

Durante um passeio não pode faltar uma lembrancinha. A Feira de Artesanato é o lugar perfeito para comprar presentes. O local conta com diversas opções, entre elas: artigos de decoração e bijuterias feitas por artesãos locais.

A Feira acontece no Espaço Cultural Praia. Aos sábados, das 11 às 21 horas, e aos domingos, das 11 às 16 horas.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO

Um passeio pelo Forte São João é como uma passagem direta para momentos marcantes da história do Brasil. O local tem diversos artefatos de diferentes épocas, além de conservar a arquitetura da primeira fortaleza do país.

O Forte está com uma programação especial em parceria com o Sesc. A nova exposição permite interagir com máquinas cenográficas, recortes e textos antigos sobre a cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e batalha naval. Também fazem parte da exposição artefatos de diferentes povos indígenas locais e pinturas a óleo

A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

TRILHAS DE ECOTURISMO

Bertioga é o endereço perfeito para os aventureiros que amam uma trilha. O Município conta com 12 trilhas que prometem conexão com a natureza, além de paisagens deslumbrantes, fazendo jus a conquista do prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “Ecoturismo”.

Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.

As visitas podem ser agendadas por uma das associações:

ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo – (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abeco2018@gmail.com / Instagram: @abecotur

AMOLB – Associação dos Monitores Locais de Bertioga – (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

A relação completa das trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo

ESPAÇO DOG

Os cães também conta com um ambiente dedicado para diversão e lazer, o Espaço Dog, que funciona de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor. É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

– Forte São João: Avenida Vicente de Carvalho, s/n — Centro;
– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada — Centro;
– Espaço Dog: Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins);
–Tenda de Eventos: Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro.