Conheça o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Bertioga

7 de maio de 2024

Conheça o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Bertioga

A Prefeitura de Bertioga oferece o programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que garante o direito à Saúde para as pessoas que vivem com estes diagnósticos, além de contemplar os eixos da prevenção e assistência. Por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), são gratuitamente oferecidos testes rápidos e distribuição de insumos. Os pacientes também contam com atendimento multidisciplinar pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Pelo programa, os pacientes têm acompanhamento de médico, psicóloga, assistente social, enfermeiro e farmacêutico. Além disso, no local é realizada a coleta de exame de sangue CD4, que indica o funcionamento do sistema imunológico e de carga viral, mostrando se o vírus está se reproduzindo no organismo. Os medicamentos também são fornecidos pelo CTA.

O CTA realiza testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como o HIV, Sífilis e Hepatites B e C, mediante coleta de sangue por meio de uma picada no dedo, com resultado em 20 minutos. Em casos positivos, os pacientes são encaminhados para tratamento gratuito no Centro de Infectologia Bertioguense (Cibe).

Desde 13 de novembro de 1996, a Lei Nº 9.313 assegura a todas PVHA o acesso gratuito aos medicamentos necessários pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como destaca a diretora de Atenção Especializada, Rosana Meissner: “A Saúde é um direito de todos! Milhares de vidas foram e continuam sendo salvas por conta desses cuidados”.

Cibe

O Cibe funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Antônio Rodrigues de Almeida, 492, Centro. A unidade também atua com os programas de Controle da Tuberculose e o da Hanseníase, oferecendo tratamento para pacientes portadores das doenças, realizando busca ativa dos sintomáticos respiratórios e contatos dos portadores, atuando também no eixo da prevenção com campanhas de orientação dos profissionais de saúde e da população em geral.