‘Conhecer para preservar’ leva estudantes para área do manguezal

24 de setembro de 2015

‘Conhecer para preservar’ leva estudantes para área do manguezal

Uma grande ação ambiental onde os alunos foram os protagonistas. Na manhã de segunda-feira (21), as prefeituras de Bertioga e de Santos, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, promoveram uma ação, visando conscientizar e ensinar os alunos sobre a importância e a preservação do manguezal.

A ação aconteceu nas áreas de manguezais entre os dois municípios.  Intitulada ‘Conhecer para preservar’, a ação foi coordenada pela equipe do Barco Escola – Arca do Saber e contou com a participação dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Giusfredo Santini (Bertioga), que deram aula para os jovens da Unidade Municipal Judoca Ricardo Sampaio, localizada em Caruara, na área continental de Santos.

De acordo com a chefe de Seção de Educação Ambiental, Mylene Lyra, os alunos da Giusfredo Santini foram selecionados para dividir seus conhecimentos com outros alunos, devido à participação em muitas saídas do Barco Escola. “Eles mostraram muito conhecimento. Durante o passeio de barco, falaram sobre o tipo de água que compõe o manguezal, formação de solo e preservação”, disse.

A atividade conjunta das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, de ambos os  municípios, visou trocar experiências e estreitar as ações de educação ambiental entre as cidades. Utilizando aventais de feltro, os alunos fixaram desenhos de três espécies de árvores, que compõem a vegetação do manguezal.

“No retorno da atividade, os alunos conheceram um pouco mais sobre o berçário natural, que compõe o ecossistema e conheceram a vida do morador mais antigo do manguezal, o caranguejo. Eles aprenderam a diferença entre ele e o siri”, disse.

Finalizando a atividade, as crianças desceram no Portinho do Caruara, região continental de Santos, formaram duplas e cada aluno expressou o que tinha aprendido por meio de um desenho, que, mais tarde, serviu como presente ao novo amigo da cidade vizinha. A atividade encerrou com um grande e carinhoso abraço entre as crianças. A ação atendeu à diretiva de Educação Ambiental (EA7) do Município Verde Azul.