Construções em Bertioga estão em alta

28 de maio de 2015

Construções em Bertioga estão em alta

Muita gente tem escolhido Bertioga para morar e, entre os fatores que vêm atraindo essa população estão os baixos índices de criminalidade e a qualidade de vida, sobretudo a boa balneabilidade das praias do Município. Nos últimos quatro anos, a Cidade caminhou a passos largos e ganhou, no período, 36 novos prédios e mais de 1.500 edificações.

Com a valorização em alta, a cada ano cresce a busca por imóveis em Bertioga. São pessoas que vem passear, principalmente na alta temporada e aproveitam para pesquisar, já pensando em se estabelecer de vez na Cidade.

De acordo com dados informados pela Seção de Aprovação e Licenciamento de Obras Particulares da Prefeitura, em 2011 foram 20 pedidos de licença para construção de prédios e 320 para casas e estabelecimentos comerciais; em 2012: 11 prédios e 384 edificações; em 2013, três prédios e 382 edificações; em 2014: um prédio e 382 edificações e, somente este ano (2015) já foi feito um pedido de licença para construção de prédio e outros 98 para edificações em geral.

Para o prefeito de Bertioga mais do que uma nova perspectiva para Bertioga, os novos empreendimentos estão chegando e ampliando a oferta de trabalho e a distribuição de renda. “Sabemos que ainda há muito que se fazer pela nossa Cidade, mas não tenho dúvida de que estamos no caminho certo, investindo em obras de mobilidade urbana, equipamentos de saúde e de educação, que certamente estão contribuindo, e muito, com esse crescimento e essa valorização imobiliária”, comemora.

Uma pesquisa sobre preços de imóveis, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Revista Exame revelou, este mês, que Bertioga teve a maior valorização imobiliária dentre as 100 cidades pesquisadas.

Somente no estado de São Paulo foram avaliadas 32 cidades e Bertioga teve a maior valorização no preço do metro quadrado de imóveis novos no ano passado. A alta em 12 meses foi de 34,7%. Em 2013, a valorização foi 24,6%. O preço médio do metro quadrado no ano passado foi de R$ 8 mil. A valorização é impulsionada pela Riviera de São Lourenço, onde o metro quadrado de suas áreas mais caras ultrapassa os R$ 24 mil. Entretanto, mesmo sem considerar a Riviera, Bertioga ainda se mantém como a Cidade com a maior valorização em imóveis novos, com preço médio do metro quadrado em R$ 8 mil

A região central da Cidade também vem atraindo novos empreendimentos, a exemplo da orla da Praia da Enseada. Esse avanço deve-se aos investimentos da Prefeitura em obras de infraestrutura. Nos últimos quatro anos, a Administração Municipal deu um gás nesse setor, que motivou investidores e turistas a escolher Bertioga como a cidade ideal para se viver. Além disso, tais investimentos públicos atraem outros, de caráter privado, mas que, juntos, possibilitam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes.