Contribuição voluntária reforça trabalho do Corpo de Bombeiros

24 de setembro de 2014

Contribuição voluntária reforça trabalho do Corpo de Bombeiros

Muitas pessoas não percebem, mas suas vidas estão resguardadas 24 horas por dia. Outras já sentiram de perto a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, seja em um acidente na estrada, na iminência de um incêndio ou no alerta dado sobre os perigos do mar.

É inegável o valoroso trabalho de proteção da vida humana realizado pela corporação, que além do preparo e coragem de seu efetivo, também utiliza viaturas e equipamentos fundamentais para a rapidez que muitas ocorrências exigem.

A Lei 775, de julho de 2007, criou o Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de Bertioga (FundoBom). O objetivo é prover recursos para o custeio de despesas para o Corpo de Bombeiro, que inclui o Posto de Bombeiro Marítimo, responsável pelo patrulhamento das praias e salvamentos no mar, e a Base de Bombeiro de Bertioga, responsável pelo combate a incêndios, apoio a acidentes de trânsito e resgate em área de mata.

Uma das formas de arrecadação de recursos para o FundoBom é por meio de contribuição facultativa recolhida pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No carnê o contribuinte encontra uma parcela única anual de R$ 10,00 que pode ser paga a qualquer momento durante o exercício.

O FundoBom é utilizado para reforçar o trabalho das duas instituições, uma vez que, por força legal, elas são mantidas pelo Governo do Estado e Administração Municipal. Os recursos provenientes da contribuição voluntária podem ser utilizados para aquisição de viaturas, equipamentos, materiais e serviços.

Um dos maiores benefícios da contribuição voluntária é a possibilidade de aquisição por parte dos bombeiros de viaturas, equipamentos e serviços que vão reforçar ainda mais o trabalho de salvamento realizado pelas corporações, tornando o trabalho mais eficiente, com capacidade de respostas mais rápidas.

Um Conselho Diretor administra o Fundo e é formado pelo secretário de Administração e Finanças do Município, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, um membro do Poder Legislativo, um representante da comunidade e um representante da Secretaria Municipal de Habitação e Planejamento. O mandato é de dois anos.

Todas as solicitações para aquisição de equipamentos ou realização de serviços são feitas pelo represente do Corpo de Bombeiros e submetida à apreciação do Conselho Diretor. Em reunião é feita a análise do saldo disponível e, se for o caso, autorizado o serviço. Com a utilização e recursos do FundoBom a solicitação e execução de serviços é mais rápida.

Todas as receitas e despesas que envolvem o Fundo são contabilizadas e prestadas contas periodicamente, mantendo o processo de forma transparente e com eficiente no controle financeiro.

Equipamentos

Posto de Bombeiros Marítimo de Bertioga conta com dois quadriciclos, quatro motos aquáticas, seis botes com motor, uma motocicleta e três Unidades de Resgate de Salvamento Aquático (URSA). A base fica na Rua Irmãos Adorno, 74, Centro. O telefone é 3317-1516.

Já a Base de Bombeiros de Bertioga conta com três viaturas, sendo uma autobomba, um autotanque, uma viatura de apoio operacional e administrativo e equipamentos de segurança e apoio às ocorrências. O endereço é Rua Ayrton Senna, 825, Centro. O telefone é 3316-2695.

Emergências pelo telefone 193.