Convênio permite instalação de sala para monitoramento ambiental

26 de novembro de 2015

Convênio permite instalação de sala para monitoramento ambiental

Bertioga vai receber um reforço importante para o patrulhamento de áreas de preservação ambiental e de risco na Cidade. Isto porque o prefeito de Bertioga assinou convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, na terça-feira (24), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

O Município vai receber o montante de R$ 129.967,00, em equipamentos, incluindo um veículo, para implantação de um sistema de vigilância ambiental, que abrange ações de fiscalização e monitoramento. O convênio faz parte do projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, cujo objetivo é a conservação de remanescentes da Mata Atlântica.

O prefeito reforçou a importância do convênio, lembrando que Bertioga conta com mais de 90% de áreas de proteção ambiental, em virtude da criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga, em dezembro de 2010. “Bertioga é o único município da região que conta com um parque estadual em todo o seu território. Isso é muito importante para a Cidade, entretanto requer uma vigilância constante”.

O chefe do Executivo ainda lembrou que a Diretoria de Operações Ambientais (DOA) vem realizando operações periódicas para coibir a invasão dessas áreas. “O Município vem recebendo um apoio muito importante da Polícia Ambiental, que é uma grande parceira na fiscalização dessas áreas de preservação”, comentou, lembrando que todas as vezes que o Município aciona a corporação é atendido prontamente. “Esse convênio vai agilizar e facilitar o trabalho tanto da Prefeitura quanto da Polícia Ambiental”

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, o convênio estabelece a estruturação de uma Sala Ambiental de Operações, que será montada na sede da DOA, localizada na Rua Mestre Pessoa, 667, no Centro. O local recebeu uma reforma recentemente e já está pronto para receber os equipamentos.

Serão doados pelo Estado, além do veículo utilitário 4x4, no valor de R$ 104.500,00; uma estação de trabalho com computador de alto desempenho, monitor de 27 polegadas e travas antifurto (R$ 15.900,00); um televisor 60 polegadas Full HD Wi-Fi (R$ 3.625,92); uma impressora jato de tinta colorida (R$ 644,81); um roteador wireless (R$ 333,90); um nobreak (R$ 364,00); um GPS portátil (R$ 2.389,00); uma câmera fotográfica digital a prova d'água, wi-fi (R$ 1.032,25); uma trena a laser (R$ 785,00); um binóculo de alta resolução (R$ 215,00); e uma lanterna a prova d'água (R$ 177,72).

O convênio ainda prevê a qualificação de dois funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para operar a Sala Ambiental de Operações. Em seguida, será elaborado o Plano de Monitoramento Ambiental e Fiscalização Integrada.

A secretária explica que o monitoramento das áreas estabelecidas no Plano se dará por meio de fotos de satélite em tempo real. “Esse convênio será importante não somente para as áreas do Perb, mas também para monitoramento de áreas de risco próximas a rios, como forma de apoio à Defesa Civil”.

A previsão é de que a Sala Ambiental de Operações esteja em funcionamento dentro de 90 dias.