Convocatória para o Revela Bertioga segue até o próximo dia 20

4 de outubro de 2016

Convocatória para o Revela Bertioga segue até o próximo dia 20

O Revela Bertioga, que este ano, em sua quinta edição, será realizado de 11 a 13 de novembro, continua convocando fotógrafos, amadores e profissionais, para participar da exposição coletiva ‘Bertioga Revelada’, com fotografias clicadas em Bertioga, com a finalidade de encontrar, selecionar e expor os talentos da Cidade. A convocatória se estenderá até o próximo dia 20.

A proposta é mostrar as belezas naturais e os atrativos de Bertioga, a fim de destacar a Cidade como destino fotográfico o ano inteiro.

Podem participar bertioguenses e frequentadores da Cidade, com imagens profissionais e amadoras. O tema das fotos é o próprio Município, sobre qualquer ponto de vista. Poderão ser fotografias abstratas, de paisagens, urbana, noturna, natureza, entre outras características.

Cada participante poderá enviar quatro fotografias com o nome do autor, onde foi clicada e o telefone para contato. As imagens devem ser enviadas para o site www.revelabertioga.com.br, onde consta o regulamento com todas as informações. As imagens serão selecionadas e expostas dentro do Parque dos Tupiniquins, em grandes formatos.

Desde o dia 20, a organização do Revela Bertioga está realizando o Curso Básico de Fotografia, com o fotógrafo Ty Ghiloni, que busca dar formação básica aos moradores da Cidade, fomentando a participação no Revela. O curso segue até  o próximo dia 13.

Revela Bertioga

O Revela Bertioga, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Diretoria de Comunicação, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Contur), traz novidades nesta quinta edição, com mais três mostras complementares à exposição principal ‘Bertioga Revelada’.

Em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), o evento deu mais um passo importante rumo ao turismo metropolitano, realizando a Exposição ‘Vizinhos’, que irá retratar as demais cidades da região (Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe).

A solicitação de imagens às secretarias e diretorias de Comunicação das prefeituras da região vem sendo intermediada pela Agencia Metropolitana da Baixada Santista (Agem). A proposta é revelar, também, as belezas naturais e os atrativos das demais cidades vizinhas. Essa mostra ficará exposta no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João – a fortaleza mais antiga do Brasil.

Street Photo’ e ‘Revelinha’

Outra mostra que fará parte do 5º Revela Bertioga é o ‘Street Photo’, cujo conteúdo possibilitará trabalhar a visão de fotografia de rua com adolescentes – estudantes da Escola Estadual Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno. Os jovens vêm sendo orientados pelo fotógrafo Sílvio Dutra, que iniciou com eles, dia 19, as oficinas de Street Photo. A exposição ficará aberta à visitação na Praça de Esportes Radicais João Carlos Ferreira Mathias dos Santos, na Praia da Enseada (Centro).

Também acontece pelo terceiro ano consecutivo a exposição ‘Revelinha – Da Palavra à Poesia’, cujo tema desvendará a poesia existente na fotografia pelo olhar dos alunos da Escola Municipal José de Oliveira Santos. A mostra ficará exposta na Praça Edson Palmar dos Santos ‘Dinda’ (Praça do Dinda), no bairro Rio da Praia.

A programação do evento está sendo fechada e estende-se, ainda, por cursos e workshops, cujas propostas convergem a um ponto comum: oferecer à população uma formação básica de fotografia, que possibilite à evolução de técnicas e olhares mais complexos e específicos.

O Revela Bertioga abre aos fotógrafos amadores e profissionais uma ampla janela de possibilidades para novos contatos e compartilhamento de informações e conhecimentos, que podem resultar em oportunidades de trabalho e até promissoras carreiras.

O evento, em seu primeiro dia (11/11), homenageia um fotógrafo que se destaque pelo seu trabalho, entregando-lhe o Troféu Buriqui, idealizado pelo prefeito da Cidade, Mauro Orlandini. Oportunamente, divulgaremos o profissional que receberá o prêmio nesta edição.