Coopersubert passa a coletar resíduos recicláveis e aumento é de 100% no material recolhido

8 de março de 2016

A coleta seletiva dos resíduos sólidos passou por mudança e a nova estratégia da Prefeitura já vem dando resultados positivos: a economia com o serviço de recolhimento e o aumento do material reciclável coletado. Desde o dia 1º de fevereiro, o trabalho vem sendo realizado pela Cooperativa de Sucata União de Bertioga (Coopersubert), por meio de um aditivo contratual. Em um mês, o aumento do material coletado foi de 100%.

A Secretária de Meio Ambiente, Marisa Roitman, explica que a Prefeitura mantém convênio com a Coopersubert desde 2011 para o recebimento e separação do material reciclável. O serviço de coleta era realizado pela empresa Terracom, responsável pela coleta de resíduos sólidos na Cidade. “Com o encerramento do contrato com a Terracom, vimos uma oportunidade de passar o serviço para a Cooperativa”, explicou a Secretária. Ela ainda lembra que a entidade já estava se preparando para realizar o trabalho, que atualmente conta com um caminhão e coletores.

O contrato com a Terracom tinha custo de R$ 38 mil por mês, com a coleta de 12 toneladas/mês. Com a Cooperativa o valor é de R$ 24 mil por mês e no primeiro mês de funcionamento foram 25,5 toneladas. Esse trabalho já permitiu o aumento do número de cooperados, que passou de 09 para 21, que recebem cerca de um salário mínimo por mês.

Marisa ainda explica que a Coopersubert já está preparada para realizar toda a rota tecnológica de resíduos recicláveis, isto é, coleta porta a porta, coleta nos Locais de Entrega Voluntária (LEVs), transbordo e triagem do material para posterior venda.

A secretária lembra que a rota tecnológica está em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a inserção de cooperativas no processo. “É um ganho em todos os sentidos, a Coopersubert tem interesse em realizar a coleta da melhor maneira possível, pois gera rendimento. Com o aumento dos rendimentos, é possível incluir mais cooperados, gerando emprego e renda, esse é o ganho social. Sem contar o ganho ambiental, pois minimiza o impacto da vida útil do aterro”.

O convênio com a Coopersubert tem duração de cinco anos e estão previstos investimentos por parte da entidade. Atualmente, a Cooperativa já vem realizando melhorias no Centro de Beneficiamento e Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Bertioga - onde funciona o transbordo e a separação do material reciclável, como isolamento das áreas e o fechamento do entorno com vegetação.

De acordo com o convênio, o pagamento para a Cooperativa é realizado mediante o peso do material recolhido. “Por isso, os cooperados procuram coletar a maior quantidade de material possível. E o Município ganha com a redução no peso do material que é encaminhado para a área do aterro, em Santos”, explicou a secretária.

Outro fator que vai favorecer a ampliação do trabalho realizado pela Cooperativa é o trabalho de pesquisa de resíduos, que vem sendo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O projeto prevê a instalação de maquinários e equipamentos no Centro de Beneficiamento e Gerenciamento de Resíduos que vão otimizar o serviço de separação do material reciclável.

Colaboração

A comunidade deve colaborar para aumentar ainda mais os materiais recicláveis recolhidos, fazendo a separação em casa. Para facilitar a disposição do material, a Prefeitura disponibiliza a coleta seletiva porta a porta realizada no Centro, todas as quartas-feiras; no Maitinga e Rio da Praia, às segundas-feiras; e no Indaiá, às quintas-feiras.

Para que o coletor da Cooperativa possa identificar o que é lixo reciclável (seco) e lixo úmido, a Prefeitura orienta o munícipe a colocar o material em sacos plásticos identificados com fitas coloridas e colocar em local separado do lixo úmido, preferencialmente encostados no muro das residências.

A Prefeitura ainda disponibiliza Locais de Entrega Voluntária (LEVs) em 45 pontos na Cidade em estabelecimentos comerciais e repartições públicas onde são colocadas estruturas de ferro com um recipiente para coletar os resíduos, chamados de ecobag. A Cooperativa também faz o recolhimento desse material nos LEVs.

Confira os LEVs acessando o site www.bertioga.sp.gov.br/lixoutil.