Crianças da rede municipal aprendem de forma lúdica sobre segurança

24 de outubro de 2014

Crianças da rede municipal aprendem de forma lúdica sobre segurança

“Estou aprendendo sobre segurança. Não sabia que é perigoso ficar na praia durante os raios em dias de chuva. A apresentação está muito boa. Está muito divertido. Estou achando o máximo a peça de teatro e os fantoches”. A declaração é da jovem Priscila Carolino, 10 anos, aluna da Emeif Delphino Stockler de Lima, primeira escola a receber o Programa de Segurança e Cidadania, realizado pela Secretaria de Segurança do Município.

A ação é desenvolvida pelas diretorias de Acessibilidade e Inclusão (DAI), Transito e Transporte, Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, que são vinculadas à Secretaria de Segurança e Cidadania.

Com o nome ‘Defesa Civil nas Escolas’, a equipe da Defesa Civil do Município fez a sua primeira apresentação, segunda-feira (20), com apoio do grupo de teatro ‘TeatroSSO’ e os Desbravadores de Bertioga. “Estamos gostando muito de dar essa palestra, porque o resultado está sendo ótimo. Foi um projeto que nasceu da necessidade de falar de segurança para as crianças”, comentou o diretor da Defesa Civil.

Com muita diversão e alegria, os alunos assistiram a uma peça de teatro, onde aprenderam como proceder na praia, em dias de chuva, com o perigo dos raios. Os agentes também as orientaram sobre os riscos de enchente e inundações, distribuíram cartilhas para colorir e brindes. Outra aula interessante, que chamou a atenção dos jovens foi o grupo de fantoches.

“Eles não sabem muito bem sobre os riscos de uma chuva quando estão na praia. Hoje eles já comentaram sobre o que estão aprendendo e estão gostando muito das apresentações. Não imaginava que seria tão bom. Eles estão prestando atenção e aprendendo de uma forma lúdica”, completou a diretora da escola, Giselle Eduarda de Sant´Ana.

Projeto
O projeto já foi desenvolvido na terça-feira (21), pela Diretoria de Trânsito e Transporte, na Emeif Jardim Rio da Granja. Na oportunidade, os agentes falaram de educação no trânsito e travessia de pedestres. Nesta quinta-feira (23), a GCM foi a responsável pela apresentação na EM Vista Linda. A Diretoria de Acessibilidade de Inclusão (DAI) fará sua apresentação nesta sexta-feira (24), na EM. José Carlos Buzinaro.

Próxima etapa
As apresentações continuam na próxima semana, sempre às 9h e 14 horas. Na quarta-feira (29), a apresentação estará por conta da Defesa Civil, na EM. José de Oliveira. Já na quinta-feira (30) a Diretoria de Trânsito e Transporte estará na Emeif José Ermírio de Moraes e na sexta-feira (31), a GCM fará apresentação na Emeif Professor José Inácio Hora.