Curso de ballet adulto realiza sonhos de infância e traz benefícios para saúde

8 de março de 2021

Curso de ballet adulto realiza sonhos de infância e traz benefícios para saúde

O curso de ballet adulto da Prefeitura vem transformando a vida de dezenas de mulheres em Bertioga. Além da realização de um sonho de infância para muitas delas, a dança promove o bem-estar físico e mental, proporcionando diversos benefícios para a saúde.

A professora Ginna Georgetti destaca que nunca é tarde para começar a dançar. “O principal [objetivo] é a inclusão, porque os adultos tinham aquela ideia de que o ballet é para criança e não é bem assim. Todos podem fazer. Todos podem dançar. Todos podem conquistar até uma segunda profissão”, afirma.

Bailarina profissional e dedicada ao ensino da dança há quase três décadas, Ginna explica que o ballet é uma das atividades físicas mais completas que existem. “Ela trata cem por cento dos problemas posturais e ortopédicos. Isso tanto em crianças como em adultos”, acrescenta.

De collant e sapatilha, como uma clássica bailarina, Maria José Amorim, de 67 anos se emociona ao falar sobre o ballet. A aposentada diz que é a realização de um sonho e que a atividade vem trazendo benefícios para a sua saúde.

“Tenho fibromialgia e depois que eu comecei as aulas, melhorei muito. Não perco uma aula. Fico até emocionada de falar, porque fazia muito tempo que eu estava esperando isso acontecer e, felizmente, aconteceu. É o maior prazer da minha vida”, declara.

Apesar da predominância feminina, o curso gratuito também é aberto aos homens. Com a reclassificação de todo o Estado para a fase vermelha do Plano SP, as aulas presenciais, que acontecem na Casa da Cultura, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, estarão suspensas a partir de segunda (8).  Durante a suspensão, a atividade poderá ser realizada à distância através de plataforma on-line.

A diretora de Cultura explica que o projeto foi idealizado com o intuito de levar a dança para todos. “É uma aula iniciante, não é para quem já teve experiência, e sim para que você possa realizar o sonho e ainda obter os benefícios físicos que o ballet clássico traz”, completa.