Cursos de férias da Prefeitura é opção para criançada se desligar do celular e aprender brincando

12 de julho de 2018

Os cursos de férias da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga estão sendo uma ótima oportunidade para crianças e jovens aproveitarem o período do recesso escolar de julho para aprender sobre as riquezas da fauna e flora de Bertioga. São cerca de 200 participantes, que aprendem brincando e ainda fazem amigos. As atividades iniciaram na última segunda (09), seguem até o dia 18 e ainda há vagas para um dos cursos, que acontece neste sábado (14).

Com brilho nos olhos, o estudante Leanderson Garcia Pereira descreveu o curso como melhor experiência de sua vida . “Eu saí de casa, me desliguei do celular. Aprendi muita coisa sobre o costão rochoso e o manguezal. Eu nem sabia qual eram os nomes das arvores do manguezal! Vou contar tudo que aprendi para a minha mãe, que me matriculou no curso para eu aprender mais sobre essa linda cidade que é Bertioga”.

Para a coordenadora de Educação Ambiental, Mylene Lyra, essa é uma chance dos participantes conhecerem e interagirem sob outra perspectiva com o meio ambiente de Bertioga. “O objetivo principal é sensibilizar as crianças, trazendo-as para atividades práticas. Conhecendo, elas vão preservar e cuidar da nossa cidade e ecossistemas, e no futuro melhorar a qualidade de vida no nosso planeta”.

Durante os cursos, os participantes aprendem sobre as riquezas da natureza, fauna, flora, o impacto das ações humanas e a importância da preservação. No curso “Os 5 sentidos”, voltado aos pequenos de 05 a 08 anos, audição, olfato, paladar, tato e visão são explorados para instigar a conexão do ser humano com o ambiente à sua volta. Em “Ecossistemas da nossa Cidade”, para crianças de 09 a 12 anos, são apresentadas às crianças a fauna e flora de Bertioga. Já no curso “As belezas do Costão Rochoso”, para jovens a partir dos 13 anos até a melhor idade, é abordada a importância dos biomas presentes na cidade. Este último, ainda conta com vagas abertas, para atividades neste sábado (14), com a seguinte programação:

9:00 – Recepção
9:20 – Saída para Praia do Indaiá
9:40 – Colocar as bandeiras de Maré e conversar sobre regime de marés semidiurnas
10:00 – Jogo animais do Costão – onde cada um vive (Faixas supra, infra e mesolitoral)
10:30 – Tudo Está Conectado (lixo e animais marinhos)
11:00 – Lanche Comunitário
11:30 – Roda de conversa sobre descarte de lixo e ação de limpeza do entorno
12:00 – Encerramento e retorno.

As atividades serão encerradas no dia 30 de julho, às 19h30, com apresentação de um “cinema ambiental” aberto à comunidade, do documentário “A Mata Atlântica e os Ciclos da Vida”, no Viveiro de Plantas Seo Leo, localizado à Rua Manoel Gajo, 1.080, Centro, ao lado da Delegacia. As inscrições para o no curso “As belezas do Costão Rochoso” devem ser feitas no local.