Cursos estimulam geração de emprego e renda no Município

7 de agosto de 2015

Cursos estimulam geração de emprego e renda no Município

Promover a qualificação profissional, apoiar e dar encaminhamento correto ao cidadão para inserção no mercado de trabalho formal. Este é o objetivo da Prefeitura de Bertioga que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está investindo em cursos de qualificação profissional, buscando, cada vez mais, oportunidades de capacitação para o trabalhador bertioguense.

Só este ano, já estão em andamento, no Município, cinco cursos de geração de emprego e Renda, em parceria com Programa Estadual de Qualificação (PEQ), atendendo a um total de 160 pessoas. Três deles: o de ‘Assistente Administrativo’, no Espaço-Cidadão Boracéia; ‘Operador de Caixa’ e ‘Soldador’, ambos no Espaço Cidadão-Centro, à tarde e à noite, respectivamente, estão em fase de conclusão e os certificados serão entregues no final deste mês.

Os demais, de ‘Eletricista de Autos’, desenvolvido à noite, na Sala de Multimídia da Secretaria de Educação, no Paço Municipal; e ‘Atendimento e Recepção’, de manhã, no Espaço Cidadão-Centro, tiveram início há duas semanas, com conclusão prevista para o final de setembro.

Os cursos são gratuitos e tem duração de dois meses. A prioridade é para quem está desempregado, como é o caso de Salomão Silva, que está temporariamente no Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer. Durante o dia ele sai para fazer ‘bicos’ e à noite, participa do curso de Soldador, oferecido pela Prefeitura.

“Eu sou porteiro, mas está muito difícil arrumar emprego. Atualmente faço alguns bicos para sobreviver. Acredito que com mais essa qualificação eu consiga um lugar no mercado de trabalho”,  ressalta Salomão.

No decorrer dos cursos, todos dos alunos recebem Bolsa Auxílio, no valor de R$ 330,00 (para quem estiver em situação de desemprego ou sem nenhuma renda) e lanche.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, ainda nesse semestre serão implantados mais três cursos, em parceria com o programa Via Rápida Emprego: bartender, camareira e garçon, que atenderão um total de 60 pessoas. As inscrições serão informadas oportunamente.

Adriana Santos Silva está entre os 32 alunos do curro de Assistente Administrativo e  já está trabalhando na área, em uma pousada no bairro Boracéia. “Eu já conhecia a proprietária da pousada, mas  o curso foi fundamental para minha contratação. Sem ele  (curso) não conseguiria o emprego. Estou investindo nessa área, porque além desse cursos, estou fazendo outro no Senac, de Administração de Conflitos em Empresas. Quero me capacitar cada vez mais e aproveitar o que o Município  me oferece”.