Cursos na área de imagem pessoal permitem qualificação e ganho extra

9 de junho de 2014

Cursos na área de imagem pessoal permitem qualificação e ganho extra

DIC - 04/06/2014

Um grupo de 60 pessoas já está se qualificando no curso de imagem pessoal, disponibilizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio do programa Via Rápida Emprego, do Governo Estadual. São cursos de ‘Assistente de Cabeleireiro’, ‘Maquiador’ e ‘Manicure/Pedicure’, com 20 pessoas cada um, e que também poderão garantir um ganho extra para os participantes, a maioria mulheres.

Os cursos estão acontecendo na unidade móvel do Via Rápida, em parceria com o Centro Paula Souza, que está estacionada no canteiro central da Avenida Anchieta, em frente ao Espaço Cidadão-Centro. Trata-se de uma carreta com cerca de 40m², que conta com um ambiente, que simula um salão de beleza, com área de lavatórios, cadeiras especiais para cabeleireiros, espelhos, secadores, carrinhos de manicure, equipamentos para esterilização de materiais e outros.

O prefeito de Bertioga, participou da abertura dos cursos, nesta segunda-feira (02), quando conheceu a unidade móvel e elogiou as instalações. “É um verdadeiro salão de beleza, com equipamentos de primeira”. Ele ainda parabenizou os participantes reforçando que se demonstraram proativos e esforçados. “Estão de parabéns por buscar qualificação e ficarem atentos a todas as oportunidades ofertadas”.

A aceitação dos cursos na área de imagem pessoal foi um sucesso, com a inscrição de cerca de 300 pessoas. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, isso demonstra que a comunidade quer se qualificar e melhorar a colocação no mercado de trabalho. “O preenchimento das vagas é feito diretamente pelo Via Rápida, mas com a grande quantidade de inscritos podemos solicitar outros cursos para a Cidade”, explicou o secretário, lembrando que no momento da inscrição as pessoas declaram áreas de interesse para a realização de novos cursos.

Renda e economia

Camila Pereira Dias, de 20 anos, que está desempregada, está fazendo o curso de maquiadora. Para ela, é uma ótima oportunidade de aprendizado. “Minha expectativa é me especializar e seguir carreira”.

Já Regina Lima, de 36 anos, que está fazendo o curso de manicure/pedicure vê uma oportunidade de ter uma renda complementar. Ela é formada em Pedagogia, entretanto não exerce a profissão e também acredita que o curso vai permitir economia na família. “Vou poder fazer minha unha e da minha filha, o que já é uma economia”.

Bolsa-auxílio

O programa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 por mês, de acordo com a duração do curso. O aluno recebe gratuitamente todo material didático, além de subsídio para o transporte no valor de R$ 150,00 e do auxílio-alimentação, no valor de R$ 100,00, totalizando R$ 460,00 de auxílio para a realização do curso.

Transporte e carga

A Prefeitura de Bertioga havia anunciado o início para o próximo dia 9, de mais dois cursos do programa Via Rápida, na área de transporte e carga: ‘Arrumador e Conferência de Carga’ e ‘Logística Básica’, que seriam ministrados em parceria com o Sest/Senat. Entretanto, em virtude do início da Copa do Mundo, o Governo do Estado optou por adiar o início das aulas para o dia 25 deste mês. As inscrições que já foram feitas continuam valendo, basta aguardar a confirmação do programa Via Rápida. Para os cursos na área de transporte e carga também é oferecida bolsa-auxílio no valor de R$ 460,00.

Vale ressaltar que as inscrições para os cursos de qualificação pelo programa são permanentes, isto é, o interessado pode se cadastrar a qualquer momento, indicando uma área que tenha interesse. Diante da demanda, a Prefeitura de Bertioga solicita a disponibilização dos cursos para a Cidade. Para inscrição é necessário acessar o site www.viarapida.sp.gov.br .

Serviço

As informações sobre cursos podem ser obtidas no Espaço Cidadão-Centro, que fica na Avenida Anchieta, 382 – telefone 3319-9700, ou no Espaço Cidadão-Boracéia, que está localizado na Rua José Costa, 138. O telefone para contato é 3312-5590.