‘Defensores Mirins’ aprendem a ajudar comunidade em caso de desastres

29 de setembro de 2017

‘Defensores Mirins’ aprendem a ajudar comunidade em caso de desastres

A Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Defesa Civil do Município, realizou entre 18 e 22 de setembro um projeto inédito no Município: os Defensores Mirins. Durante uma semana, 16 alunos da Escola Estadual Willian Aureli aprenderam noções de primeiros socorros. Além disso, tiveram instruções sobre riscos ambientais, como classifica-los e prevení-los. Ao final das atividades, na sexta (22), receberam certificados de conclusão, entregues em mãos pelo prefeito, Caio Matheus.

A ideia do projeto é contribuir com a cidadania, passando aos estudantes noções de primeiros socorros, informações e conhecimento sobre a Cidade. Eles também aprenderam sobre como podem ajudar a comunidade em caso de desastre natural. “Ensinamos como o poder público e o cidadão atuam em casos de desastres naturais. Em Bertioga há riscos de inundação e enchentes em bairros como Chácaras e Sítio São João. Usamos o Barco Escola para explicar o contexto dos manguezais e áreas de risco”, explica Davi Carvalho, responsável pelos projetos educacionais da Defesa Civil.

A turma ainda visitou o Grupamento de Bombeiros Marítimo GB Mar e setores da Prefeitura de Bertioga.

Amanda Costa Santos, 15, diz que aprendeu muitas coisas novas durante a semana do curso, como salvar alguém, reanimar e fazer massagem cardiorrespiratória. “O trabalho da Defesa Civil é muito legal. Ajudar ao próximo é muito bom e gratificante. Não queria que o curso acabasse”.

Sua colega de curso, Juliana da Costa, 15, compartilha da mesma opinião. “Aprendi muita coisa que não sabia, foi muito gratificante participar. O prefeito entregou os certificados em mãos e nos sentimos importantes”.

O projeto é voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Médio e a previsão é que todas as oito escolas estaduais da Cidade sejam contempladas até o fim do projeto. Escolas particulares que tenham interesse em participar da iniciativa devem entrar em contato pelo telefone (13) 3317-6454.