Defesa Civil ganha Central de Rádios Digitais e de Pluviômetros Automáticos

19 de abril de 2016

Defesa Civil ganha Central de Rádios Digitais e de Pluviômetros Automáticos

Com uma média de 22 atendimentos por mês, a Defesa Civil de Bertioga vem trabalhando para oferecer qualidade e agilidade nos serviços. Além da nova sede, inaugurada na última semana, agora o órgão também está trabalhando com dois importantes instrumentos de apoio às operações: a Central de Rádios Digitais com GPS e a Central de Pluviômetros Automáticos.

De acordo com o diretor do órgão, Plínio Aguiar, a Central de Rádios permite verificar em tempo real qual a localização de cada viatura de emergência do Município, como Samu, Guarda Civil Municipal e Diretoria de Trânsito. “Isso nos permite solicitar reforço em caso de emergência, com muito mais rapidez. O Trânsito, por exemplo, pode chegar rapidamente e sinalizar o local”, exemplificou o diretor.

Ele ainda explica que o equipamento conta com um console ligado a um gerador e com duas antenas repetidoras para transmissão via GPS. Todo o equipamento e a operação contam com a provação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Além disso, o equipamento ainda permite exibir no sistema as rotas das viaturas e a gravação das conversas feitas pelo número 199”.

Já a Central de Pluviômetros foi conquistada por meio de convênio junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e permite o monitoramento do índice pluviométrico em todo o território nacional. Segundo Plínio, a Defesa Civil de Bertioga pode monitorar a incidência de chuvas no Estado de São Paulo, mas principalmente na Região Metropolitana de São Paulo.

Em Bertioga, os pluviômetros automáticos estão na Vista Linda (Emei Oswaldo Justo), Centro (Prefeitura de Bertioga) e Guaratuba (morro da Petrobras). Também existe um pluviômetro, que permite o monitoramento em tempo real, que está localizado na sede da Defesa Civil.

“Um alto índice de chuva nessa região, na cabeceira dos rios, pode interferir nos rios de Bertioga, principalmente com a maré alta. Isso nos permite fazer um alerta para as famílias que moram próximas aos rios em caso de represamento e enchentes”.

Serviço

A sede está estrategicamente localizada, na Rua Ivo Henrique, 357, no Centro, próximo ao Rio Itapanhaú, o que possibilitou a instalação de uma rampa de acesso ao Rio, agilizando as operações, principalmente em caso de enchentes em período de chuva. A Defesa Civil de Bertioga atende no número 199.