Defesa Civil inaugura sede e apresenta novo veículo

15 de abril de 2016

Defesa Civil inaugura sede e apresenta novo veículo

A Defesa Civil de Bertioga já está funcionando em suas novas instalações. A cerimônia de inauguração aconteceu na quinta-feira (14) com a presença de autoridades de Bertioga e também da região. O espaço mais amplo possibilita melhor organização de equipamentos e veículos utilizados durante o trabalho de atendimento e prevenção à comunidade.

A nova sede está estrategicamente localizada, na Rua Ivo Henrique, 357, no Centro, próximo ao Rio Itapanhaú, o que possibilitou a instalação de uma rampa de acesso ao Rio, agilizando as operações, principalmente em caso de enchentes em período de chuva.

Para o prefeito Mauro Orlandini, a nova unidade representa um avanço para a Defesa Civil de Bertioga, que em 2016 completa seis anos de funcionamento. “Fico muito feliz e orgulhoso dessa equipe, que tem realizado um importante e necessário atendimento aos nossos munícipes. Tenho certeza, que essa unidade vai colaborar muito para que o atendimento seja realizado com mais qualidade e dedicação”, disse.

Emocionado, com a entrega da unidade, o diretor da Defesa Civil, Plínio Aguiar, agradeceu aos empresários e associações, que colaboraram na construção da sede. “Esse é um momento muito importante, não só para nossa Cidade, mas também para nossa equipe. Estamos realizando um sonho antigo”, disse.

Uma das novidades apresentadas durante a cerimônia foi a Unidade Preventiva da Defesa Civil, um micro-ônibus, com 22 lugares, que vai auxiliar nos projetos educacionais e atividades de prevenção realizadas pela equipe da Defesa Civil. Com o veículo, os agentes poderão se locomover até as escolas municipais para desenvolver o projeto ‘Defesa Civil na Escola’. Além disso, também poderão transportar os alunos para conhecer as novas instalações da Defesa Civil.

Representando o secretário Estadual da Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, o diretor da Defesa Civil do Estado, Valter Niaca Junior, elogiou e parabenizou a equipe de Bertioga pela nova aquisição. “A Defesa Civil de Bertioga é formada por uma equipe de alto nível, que é referência na Baixada Santista. Tenho certeza que essa nova sede e também a aquisição desse veículo vão auxiliar toda a comunidade”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia, o Tenente Coronel Eduardo Nocetti, comandante do 6º Grupamento de Bombeiros; o Tenente Coronel Antônio Dario Araújo Cavalcanti, da 1º Brigada de Artilharia Antiaérea e o Tenente Coronel Rogério Silva Pedro, comandante do 21º BPMI. Além de secretários e funcionários da Prefeitura de Bertioga e a comunidade.

Novidades
Além das novas instalações, a Defesa Civil agora conta com dois importantes instrumentos de apoio às operações: a Central de Rádios Digitais com GPS e a Central de Pluviômetros Automáticos. De acordo com o diretor do órgão, a Central de Rádio permite verificar em tempo real qual a localização de cada viatura de emergência do Município, como Samu, Guarda Civil Municipal e Diretoria de Trânsito. “Isso nos permite solicitar reforço em caso de emergência, com muito mais rapidez. O Trânsito, por exemplo, pode chegar rapidamente e sinalizar o local”, exemplificou o diretor.

Ele ainda explica que o equipamento conta com um console ligado a um gerador e ainda conta com duas antenas repetidoras para transmissão via GPS. Todo o equipamento e a operação contam com a provação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Além disso, o equipamento ainda permite exibir no sistema as rotas das viaturas e a gravação das conversas feitas pelo número 199”.

Já a Central de Pluviômetros foi conquistada por meio de convênio junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e permite o monitoramento do índice pluviométrico em todo o território nacional. Segundo Plínio, a Defesa Civil de Bertioga pode monitoras a incidência de chuva no Estado de São Paulo, mas principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. “Um alto índice de chuva nessa região, na cabeceira dos rios, pode interferir nos rios de Bertioga, principalmente com a maré alta. Isso nos permite fazer um alerta para as famílias que moram próximas aos rios em caso de represamento e enchentes”.
Nova sede
A sede conta com uma sala operacional, vestiário, centro de comunicação, refeitório, sala de reuniões, duas salas das chefias imediatas, recepção, expediente administrativo e garagem para as embarcações e viaturas. A unidade tem cerca de 240 m² de área construída e está em um terreno de, aproximadamente 1.500m², que dispõe de uma grande área de lazer, onde será possível desenvolver os projetos sociais da corporação.
O novo espaço é um salto de qualidade no trabalho da entidade, principalmente em momentos onde há grande movimentação de pessoas em situações de desastres naturais. A Defesa Civil chega a realizar uma média de 22 atendimentos por mês. Segundo o diretor, os atendimentos têm aumentado desde 2011, ano de fundação, quando recebeu 153 chamados. No ano de 2015, foram efetivados 313 chamados.

Serviço
A Defesa Civil de Bertioga atende no número 199.