Defesa Civil inicia preparatória para a Olimpíada do Conhecimento

17 de agosto de 2020

Defesa Civil inicia preparatória para a Olimpíada do Conhecimento

A Defesa Civil de Bertioga inicia nesta terça-feira (15), às 14 horas, a preparatória para a Olimpíada do Conhecimento, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que acontece em outubro. A primeira escola a ser atendida será a Escola Estadual Praia de Boracéia, que vai receber aulas teóricas e práticas. As atividades envolvem alunos do 7º ano de oito escolas estaduais de Bertioga.

O objetivo é estimular o conhecimento sobre itens de segurança e prevenção em casos de acidentes naturais, para que cada estudante saiba como agir em situações emergenciais e até mesmo, salvar vidas.

Também fizeram adesão ao programa, indicando uma sala de aula cada, as escolas Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, que vai receber a atividade nesta quarta-feira (16) e Professor Archimedes Bava, na quinta-feira (17). Na próxima semana, será a vez da Escola Vicente de Carvalho (22), Armando Belegarde (23), Willian Aureli (24), Vista Linda (25) e Maria Celeste Pereira Leite (29).

Durante as aulas, os agentes da Defesa Civil de Bertioga farão o treinamento com cada turma, apresentando conhecimentos teóricos e práticos como primeiros socorros, prevenção de acidentes, e orientações sobre como agir em caso de acidentes naturais (alagamentos, enchentes, deslizamentos, vendaval e incêndio).

Serão seis horas de aulas em cada escola e os alunos da turma indicada deverão ser os multiplicadores do conhecimento com as demais turmas, elaborando cartazes e criando outros meios de comunicação para toda a escola.

Após as aulas teóricas e práticas, cada turma deverá produzir um vídeo de até cinco minutos com os conhecimentos adquiridos. A produção será livre, entretanto, passará por avaliação de uma equipe técnica da Defesa Civil. Caso o material esteja correto, será publicado na página da Defesa Civil no Facebook e, a partir daí, as equipes das escolas deverão iniciar a divulgação entre seus familiares e amigos para que curtam o vídeo. A quantidade de curtidas vai garantir uma pontuação para cada grupo.

Após a fase preparatória, os estudantes vão participar da Olimpíada Municipal da Defesa Civil, no dia 11 de outubro, no Ginásio Municipal Alberto Alves. Serão 13 tarefas práticas que deverão ser cumpridas pelas 13 turmas, que receberão pontuações e classificação. Haverá premiação com medalhas e troféus. O trabalho da Defesa Civil conta com apoio do Clube dos Desbravadores Gofer de Bertioga, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A turma que conquistar a melhor pontuação irá participar da Olimpíada do Conhecimento, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que vai acontecer dia 14 de outubro (Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais), em Praia Grande. O evento vai envolver escolas dos nove municípios da Baixada Santista.