Defesa Civil instala faixas alertando sobre perigo dos raios

8 de dezembro de 2015

Defesa Civil instala faixas alertando sobre perigo dos raios

O calor e a umidade, típicos do verão, propiciam a formação de raios, e é exatamente nesta época do ano que aumenta o número de mortes causadas por essas descargas elétricas. Pensando nisso, a Defesa Civil de Bertioga deu início à Campanha de Prevenção de Acidentes com Raios, com a instalação de 14 faixas preventivas, alertando a população e  turistas.

Estão sendo fixadas, próximo às praias e equipamentos públicos, faixas informativas com a mensagem: “Chuva, raio, trovoada... se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!”. As faixas já foram distribuídas em pontos como no semáforo da Rua Rafael Costábile com a  Avenida Anchieta; em frente o Hospital Municipal, na Praça Vicente Molinari; e em frente ao atracadouro das balsas, no Centro.

De acordo com o chefe de Seção de Núcleos da Defesa Civil, Carlos Alberto Farias, outros pontos estratégicos como o Sesc Bertioga, no Rio da Praia; Condomínio Morada da Praia, em Boracéia; praias de Guaratuba,  Enseada (Vista Linda e Indaiá) e São Lourenço (Riviera)  também receberão as faixas informativas.

De acordo com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira,  o Estado de São Paulo é um dos estados brasileiros com maior incidência de mortes causadas por raios. Na última Operação Verão, que vigorou entre dezembro de 2014 e março de 2015, foram registrados 12 óbitos causados por raios, dos quais cinco em Praia Grande.

Para o diretor da Defesa Civil, a prevenção é muito importante. “Nesta época do ano, a população de Bertioga chega a quadruplicar. A gente precisa pensar na prevenção e alertar sobre esses perigos”.

Uma das dicas que o diretor dá, é evitar lugares abertos, como praias ou campos de futebol, por exemplo, durante uma tempestade e, assim que ela começar, procurar abrigo sob alguma edificação.

Outra orientação é se estiver dentro de um carro, permanecer nele sem encostar-se às partes metálicas. Os veículos, quando fechados, são bastante seguros durante uma chuva.