Defesa Civil vem se capacitando cada vez mais para atender a população

1 de outubro de 2014

Defesa Civil vem se capacitando cada vez mais para atender a população

A Defesa Civil Municipal tem a função de articular e coordenar ações preventivas de socorro, assistenciais e de recuperação, com o objetivo de salvar vidas, assistir à população afetada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades. Pensando nisso, seus profissionais têm realizado diversos cursos de capacitação, sempre ponderando o bem estar e a segurança dos munícipes de Bertioga.

Só no mês de setembro, os agentes da Defesa Civil realizaram três cursos. Um deles foi promovido pela Marinha do Brasil e Grupamento de Bombeiros Marítimos – GBMAR, onde eles aprenderam a conduzir embarcações do serviço público, maior que seis metros, em águas de até três milhas da Costa.

Com duração de oito horas, o treinamento teórico e prático em apicultura aconteceu no último dia 10. Esse curso, também contou com a participação dos agentes, realizado pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço. Lá eles aprenderam a reconhecer uma abelha rainha, a identificar uma comeia saudável e a como fazer sua remoção com material apropriado.

Já nos últimos dias 18 e 19, eles participaram do curso de ‘Incêndios Florestais e Primeiros Socorros’, promovido pelo Grupamento de Incêndio. Os agentes aprenderam a manusear equipamentos de prevenção e contra incêndio e, também, a como apoiar o Corpo de Bombeiros durante as situações de incêndios.

Para o diretor da Defesa Civil, a realização de cursos de capacitação promove não só a integração entre os profissionais, mas também contribui com o desenvolvimento e conhecimentos dos agentes. “Esses cursos vão enriquecedor quanto à questão de conhecimento em relação ao risco e desastres que possam vir a acontecer no Município. Foi um momento de troca de experiência com outros profissionais ”, destacou.