Desde fevereiro, adoção de animais é realizada somente no CCZ

10 de julho de 2014

Desde fevereiro, adoção de animais é realizada somente no CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), subordinado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, suspendeu temporariamente, desde fevereiro deste ano, as feiras de adoção de animais, que eram realizadas, as quartas-feiras e sábados, na rotatória entre as avenidas 19 de Maio e Anchieta, no bairro Albatroz. A partir de então, interessados em adotar um cão ou um gato devem se dirigir ao CCZ, de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas, quando é aberto o canil. O atendimento segue até às 16 horas. No local estão disponíveis filhotes e adultos, preparados para ganhar um lar definitivo.

Segundo explica a veterinária Maria Luiza Mazzucatto, chefe de Setor do CCZ, na maioria das vezes, os animais adotados nas feiras eram devolvidos. “As pessoas adotavam por impulso, com dó do animal, ou por insistência dos filhos e, passado alguns dias, sem paciência de cuidar, acabavam devolvendo os bichinhos. Por isso, resolvemos suspender as feiras, temporariamente, e fazer a doação diretamente no CCZ, porque lá é mais distante e quem realmente estiver interessado vai se deslocar, até a pé, para adotar”.

Para adotar um animal é necessário ter mais de 18 anos, levar coleira e guia para os cães ou caixa de transporte para gatos e ter consigo documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência, além de preencher e assinar o Termo de Adoção Responsável. Os animais serão entregues, obrigatoriamente, esterilizados (castrados), vacinados e vermifugados, livres de parasitas externos como pulga, piolho e carrapatos.

É importante lembrar que abandonar ou maltratar animais é crime. Conforme a Lei Federal n9605/98, a pena é de três meses a um ano de detenção e multa. “A proposta do CCZ, disponibilizando animais para adoção, é promover o bem-estar dessas criaturinhas, minimizar os problemas ocasionados por abandono nas ruas e conscientizar as pessoas sobre da adoção com responsabilidade”, comenta a veterinária.

Castração

O CCZ também realiza, no local, a castração de animais (cães e gatos). Interessados devem comparecer com seus bichinhos para consulta as terças ou quintas-feiras, a partir das 7 horas da manhã. São distribuídas 20 senhas e o atendimento é por ordem de chegada. Durante a consulta com o veterinário é constatado se o animal está apto a ser castrado. Nesse caso, o procedimento é realizado no mesmo dia. Caso contrário, é marcada nova data para castrar.

Os bairros mais distantes da região central, como Indaiá, Guaratuba e Boracéia, contam com protetores de animais no local, que fazem um levantamento dos interessados em castrar seus bichinhos. Feito isso, o CCZ vai até o bairro buscar os animais para o procedimento cirúrgico, e depois leva-los de volta para casa.

Para mais informações sobre adoção, castração de animais e outras ações da zoonoses, entrar em contato com o CCZ, que fica na Rua Manoel Gajo, 2.644 – Centro (antigo Parque Estoril).Telefone para contato: 3316-4079.