Desfile de aniversário emociona público e participantes

20 de maio de 2016

Desfile de aniversário emociona público e participantes

O tradicional desfile cívico-militar, em celebração ao aniversário de 25 anos de Emancipação Político-Administrativa de Bertioga, reuniu centenas de pessoas, apesar da chuva que caiu durante todo o percurso. Famílias, idosos, jovens e crianças se abrigavam entre guarda-chuvas e capas, emocionados para assistir até o fim, ao desfile  que  reuniu alunos das escolas municipais, estaduais e do  ensino particular, além de instituições que atuam no Município e representantes de corporações militares e da Guarda Civil Municipal, que participou com um pelotão de 40 homens.

Destacando o tema ‘25 anos de Emancipação’, cada escola mostrou, na avenida, a trajetória da Cidade, desde que foi emancipada do município de Santos, ressaltando o seu desenvolvimento ao longo dos anos. A parada cívica foi aberta pelo grupo de emancipadores da Cidade.

Emocionado, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, ressaltou  mais uma vez que o desfile é um dos momentos mais importantes das comemorações de aniversário da Cidade. “Estou muito orgulhoso de ver, que mesmo com chuva, público e participantes dedicaram um pouco de seu tempo para prestar essa homenagem para nossa Cidade. É um momento de muita emoção, que para mim representa a verdadeira paixão por Bertioga”, destaca o prefeito.

O desfile contou, também, com a participação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6) e do Corpo Musical do Exército, que se revezaram para executar as músicas do desfile e só interrompiam a apresentação quando desfilavam as fanfarras das escolas.

Assinatura de convênio para armamento da GCM

O desfile foi marcado por um ato importante, que beneficiou a Guarda Civil Municipal (GCM). Durante o evento, o prefeito Mauro Orlandini desceu até a avenida e, junto aos GCMs, assinou convênio com a Polícia Federal para a concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da corporação municipal. “É mais uma conquista para a corporação e mais segurança para a comunidade”, diz  Orlandini.

Há dois anos, a GCM vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação em 2013, com aulas teóricas e práticas do curso de Capacitação e Armamento de Tiro. Guardas também passaram por avaliação psicológica para habilitá-los ao uso de arma.

A GCM de Bertioga é referência no trabalho de segurança com respeito ao cidadão, atuando fortemente no apoio às polícias Militar e Civil. A instituição é formada por homens e mulheres  que têm a busca pela proteção do cidadão como vocação. Com esse processo, Bertioga será a segunda cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados. A primeira é Praia Grande.