Desfile do aniversário de Bertioga tem maior participação da história: 4,4 mil pessoas

22 de maio de 2023

Um dia diferente e com uma verdadeira aula de cidadania e história a céu aberto com aqueles que assistiram ou marcharam no desfile cívico militar ao longo da Avenida 19 de Maio, porta de entrada da cidade. O aniversário de 32 anos de Bertioga celebrado nesta sexta-feira, 19, foi um misto de emoção, evidenciando as tradições, mas principalmente as expectativas para o futuro e o desenvolvimento da mais jovem e promissora cidade do litoral paulista.

Foram mais de 4.400 pessoas a participar do maior desfile da história de Bertioga, quantidade 50% maior que a média dos últimos anos, e quase o dobro de 2022 quando a covid-19 causava maior preocupação. Nas laterais junto ao alambrado milhares de pais e mães de alunos, moradores e curiosos também em grande adesão prestigiaram o evento.

A programação começou com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e de Bertioga na Praça dos Emancipadores, seguidos por um discurso emotivo da professora aposentada Eunice Olsen Lobato, uma das emancipadoras do então distrito pertencente à cidade de Santos.

“Bertioga tinha muitas demandas e Santos não conseguia suprir as nossas necessidades. A emancipação foi uma grande conquista e que mudou a nossa realidade. Maio é o mês das mães, do trabalhador, da libertação dos escravos e também da emancipação da nossa querida cidade”, disse ela, moradora de Bertioga há mais de 60 anos.

Há bem menos tempo na caçula do litoral do estado, o professor universitário Pedro Carvalho mudou-se para Bertioga com a família em 2022. Eles já flertavam com a ideia dois anos antes e o deslocamento de São Caetano foi impulsionado pela pandemia.

“Bertioga é uma cidade muito limpa, organizada e tem uma natureza incrível. O desfile além de muito bom nos traz um resgate da cultura das bandas e das fanfarras, que em muitas cidades já não existe mais”, destacou o professor.

Enredo voltado ao turismo

Na avenida alunos de mais de 30 escolas e representantes de uma série de instituições e entidades compartilharam momentos, que ajudam a contar sobre a maior vocação da cidade, o turismo, retratado por um calendário com ações para o ano todo, o Bertioga É Mais Diversão E Aventura 365 Dias, desde o Verão É Show, de janeiro, representado pelos alunos das escolas municipal Giusfredo Santini e estadual Archimedes Bava ao Cidade Natal, de dezembro, apresentado pela escola municipal Maria Lucia Soares Monteiro.

Já o Flashback evento do mês de março foi retratado pelos alunos da escola municipal Delphino Stokler e pelos da estadual Armando Belegarde, que inclusive são vizinhas na região central da cidade, com singelas imagens dos artistas convidados pela prefeitura, entre eles o carismático Sidney Magal. As famosas coreografias do cantor foram executadas por alunos das escolas e do Estúdio de Dança Bianca Silva.

Do extremo norte de Bertioga quase na divisa com São Sebastião a EMEIF Boraceia recebeu o reforço de uma escola estadual indígena Txeruba e Kua, que funciona dentro da aldeia Rio Silveiras para apresentar o FIB – Festival Indigena de Bertioga, sucesso do mês de maio. A escola estadual Maria Aparecida Magno se juntou às outras duas com a sua sempre marcante fanfarra.

Foram diferentes temas sendo representados por um quantitativo de instituições que passou de 60 para 90 quando comparados os anos de 2022 e 2023. O presidente da comissão organizadora do desfile, o professor Aparecido Fernando da Silva, classificou o evento como um sucesso e valorizou a adesão dos participantes. “Nós todos da organização ficamos muito felizes porque o desfile teve grande crescimento e mesmo assim conseguimos manter a qualidade e a organização. Todos os horários e protocolos foram cumpridos e não tivemos nenhuma ocorrência negativa”, disse.

O desfile teve ainda a participação das bandas do Exército Brasileiro e da Policia Militar, pelotão das forças de segurança; escolas de samba, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; motoclubes; e a piloto de arrancadas Gee Benatti.